Document details

Transformar a pedagogia na universidade : condições de (im)possibilidade

Author(s): Vieira, Flávia cv logo 1 ; Alves, Palmira cv logo 2 ; Hattum-Janssen, Natascha van cv logo 3 ; Albuquerque, Pedro Barbas cv logo 4 ; Silva, Eugénio Alves da cv logo 5 ; Barbosa, Isabel Maria Antunes cv logo 6 ; Paiva, Madalena cv logo 7 ; Fernandes, Isabel Sandra cv logo 8 ; Melo, Maria do Céu cv logo 9 ; Moreira, Maria Alfredo cv logo 10 ; Oliveira, Lia Raquel cv logo 11

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/20474

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Pedagogia universitária; Ensino superior


Description
No momento actual, são inúmeras as circunstâncias que exigem e dificultam a transformação da pedagogia nas universidades, importando compreender as condições de (im)possibilidade de mudança. O projecto apresentado neste texto – “Transformar a pedagogia na universidade: condições de (im)possibilidade” (UM, Centro de Investigação em Educação, 2004-2006) - é um exemplo de como a investigação pode servir este propósito, contribuindo simultaneamente para a legitimação da pedagogia como objecto de estudo no meio académico. Centrado na realidade da Universidade do Minho, tem como objectivos caracterizar representações e práticas de gestão da qualidade do ensino e de inovação pedagógica, desenvolver metodologias pedagógicas/investigativas facilitadoras da integração ensino-investigação-desenvolvimento profissional, e promover a valorização institucional da pedagogia pela divulgação e escrutínio interpares nos contextos de acção profissional. Embora tomando como campo de estudo uma única instituição, crê-se que aponta linhas de investigação pertinentes a outras instituições congéneres.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU