Encontrados 20 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Práticas de literacia nas disciplinas escolares : um estudo em escolas portuguesas

Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Viseu, Floriano; Melo, Maria do Céu

No âmbito do projecto “Práticas de literacia na e para além da sala de aula: condições sociais e pedagógicas para a aprendizagem” (PTDC/CPECED/ 112604/2009), que pretende cartografar as práticas de escrita e de leitura em contexto escolar, apresentamos, neste texto, dados relativos a uma fase exploratória do estudo. Nesta fase foram questionados professores de Português, Línguas estrangeiras, História e Geograf...


A leitura e a escrita no currículo : a presença ausente

Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Melo, Maria do Céu; Viseu, Floriano

No quadro de um estudo mais vasto sobre as funções da leitura e da escrita na aprendizagem das disciplinas escolares, para lá da de Língua Portuguesa, é objetivo deste texto apresentar e discutir os resultados de uma fase exploratória que consistiu na inquirição por questionário a professores de Português, Línguas Estrangeiras, História e Geografia, Ciências e Matemática de duas escolas do 2.º e 3.º ciclo do En...


Reading and writing practices across the curriculum in portuguese schools : a s...

Carvalho, José António Brandão; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Martinho, Maria Helena; Silva, António Carvalho da; Viseu, Floriano


Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia

Silva, José Luís; Vieira, Flávia; Oliveira, Clara Costa; Morgado, José Carlos; Almeida, M. J.; Moreira, Maria Alfredo; Melo, Maria do Céu


A fotografia : o que ela me (não) diz! Ou como dar lugar a diferentes vozes

Lopes, José Manuel; Melo, Maria do Céu de

Este artigo pretende reflectir sobre o modo como um grupo de alunos e uma professora do ensino superior analisaram uma fotografia a preto e branco que lhes foi apresentada sem data nem título. Este pequeno estudo de caso insere-se num domínio de investigação que se debruça sobre a literacia visual. As propostas de trabalho interpretativo foram diferenciadas: para a professora um texto livre; para os alunos um g...


Palavras iniciais [em] "O conhecimento (tácito) histórico : polifonia de alunos...

Melo, Maria do Céu

Definimos o "conhecimento (tácito) substantivo histórico" como um conjunto de proposições que versam aspectos da História, construídas a partir de uma pluralidade de experiências pessoais idiossincráticas, sociais e escolares, e ou mediatizadas pela fruição de artefactos expressivos e comunicativos. O adjectivante tácito deve-se ao facto de que os indivíduos não o reconhecerem como independentes e/ou concorrent...


Teachers' narratives of professional experience : building a culture of collabo...

Moreira, Maria Alfredo; Melo, Maria do Céu; Ribeiro, Deolinda

Objectives or purpose The symposium aims at presenting 3 case studies of teachers’ narratives of professional practice, undertaken within contexts of initial and specialized teacher education. The use of journals as reflective narratives of experience aims at promoting inquiry into professional practice by integrating teaching and research, individual reflection and cooperation. The authors will present the rat...


E Miguel Ângelo criou o homem : um estudo sobre a compreensão e interpretação v...

Melo, Maria do Céu

Este texto apresenta parte de um estudo de caso que teve como objectivo identificar os problemas de compreensão e de interpretação dos alunos face a documentos históricos primários icónicos de natureza artística (3º ciclo do Ensino Básico Português, 8º ano, 13-14 anos). O contexto programático foi o “Renascimento e a formação da mentalidade moderna”, tendo sido escolhido como objecto de aprendizagem o fresco de...


Os mapas de conceitos : representações do conhecimento do professor de História

Melo, Maria do Céu; Samarrão, Amélia; Grudzinski, Ana; Amaral, Cláudia; Sanches, Graça; Martins, Hugo Manuel Oliveira; Dias, José; Cunha, Manuela

Este texto pretende discutir o papel dos mapas de conceitos como representações gráficas do conhecimento do professor de história, aquando o desenho de um trajecto didáctico específico. Identificar-se-ão as dificuldades inerentes à sua construção assim como possíveis modos de utilização na sala de aula de História do Ensino Básico. ; This text intends to discuss the role of conceptual maps as graphic represent...


A expressão dramática e o conhecimento tácito : da criação artística à compreen...

Melo, Maria do Céu

A relevância da Expressão Dramática, como estratégia pedagógica, baseia-se na sua natureza criativa, que permite a criação de sentidos construídos em e na cumplicidade colectiva. Este texto apresenta uma experiência em que a improvisação dramática foi utilizada como estratégia de levantamento das ideias tácitas que alunos da Licenciatura em Educação da Universidade do Minho tinham sobre a problemática dos Direi...


20 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia