O presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatrouniversidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Supervisor (IVPS - Estev...
Este texto visa discutir a prática da escrita de narrativas profissionais na investigação educacional e na formação (pós-graduada) de professores em supervisão em Portugal. Parte de uma experiência desenvolvida em dois anos escolares, num curso de mestrado da Universidade do Minho. Para a ilustração do potencial formativo dessa estratégia formativa, recorremos a excertos da escrita das formandas desse curso, si...
Este documento é a versão traduzida do currículo elaborado durante o período de realização do projeto EUCIM-TE. O documento original (em língua inglesa) pode ser consultado em www.eucim-te.eu. ; Educational systems of most European countries seem to be unable to respond adequately to the growing migration-induced multilingualism. At the moment, none of the European member states has developed an integrated app...
O texto centra-se na apreciação de alguns aspectos do novo modelo de avaliação do desempenho docente dos professores da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. É produzido um olhar sobre os contributos que a supervisão pedagógica poderá dar na sua implementação, procurando contrariar algum desalento e desinvestimento no desenvolvimento profissional que o processo da sua implementação suscita e q...
O presente relatório foi elaborado no âmbito do Projeto europeu EUCIM-TE
Teaching computer programming to artists and designers with no prior programming experience is a challenging task. Programming relies on the ability to observe, analyse, classify and organize thinking, analytically structuring the reasoning, processes with which artists and designers typically are not familiar with or at least do not formalize them in the same way programmers do. The aim of this paper is to sha...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |