Encontrados 20 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a fig...

Caires, Susana; Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal

O presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatrouniversidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Supervisor (IVPS - Estev...

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

Quebrando os silêncios das histórias únicas : as narrativas profissionais como ...

Moreira, Maria Alfredo

Este texto visa discutir a prática da escrita de narrativas profissionais na investigação educacional e na formação (pós-graduada) de professores em supervisão em Portugal. Parte de uma experiência desenvolvida em dois anos escolares, num curso de mestrado da Universidade do Minho. Para a ilustração do potencial formativo dessa estratégia formativa, recorremos a excertos da escrita das formandas desse curso, si...



Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia

Silva, José Luís; Vieira, Flávia; Oliveira, Clara Costa; Morgado, José Carlos; Almeida, M. J.; Moreira, Maria Alfredo; Melo, Maria do Céu


Currículo Europeu para o Ensino Inclusivo da Linguagem Académica (EILA)

Flores, Cristina; Moreira, Maria Alfredo; Grossegesse, Orlando

Este documento é a versão traduzida do currículo elaborado durante o período de realização do projeto EUCIM-TE. O documento original (em língua inglesa) pode ser consultado em www.eucim-te.eu. ; Educational systems of most European countries seem to be unable to respond adequately to the growing migration-induced multilingualism. At the moment, none of the European member states has developed an integrated app...


Reptos à investigação e ensino em português língua não materna

Moreira, Maria Alfredo; Bizarro, Rosa; Flores, Cristina


A avaliação do (des)empenho docente : perspectivas da supervisão pedagógica

Moreira, Maria Alfredo

O texto centra-se na apreciação de alguns aspectos do novo modelo de avaliação do desempenho docente dos professores da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. É produzido um olhar sobre os contributos que a supervisão pedagógica poderá dar na sua implementação, procurando contrariar algum desalento e desinvestimento no desenvolvimento profissional que o processo da sua implementação suscita e q...


National report on needs analysis : Portugal

Flores, Cristina; Moreira, Maria Alfredo; Grossegesse, Orlando

O presente relatório foi elaborado no âmbito do Projeto europeu EUCIM-TE


I´m a creative not a programmer! Computer programming for artists supported by ...

Cardoso, Elisabete P. C.; Branco, Pedro; Moreira, Maria Alfredo

Teaching computer programming to artists and designers with no prior programming experience is a challenging task. Programming relies on the ability to observe, analyse, classify and organize thinking, analytically structuring the reasoning, processes with which artists and designers typically are not familiar with or at least do not formalize them in the same way programmers do. The aim of this paper is to sha...



20 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia