Os mestrados em ensino da Universidade do Minho preveem a formação do professor/ educador como prático reflexivo e intelectual crítico, conferindo um lugar de relevo à investigação pedagógica no estágio através da construção e avaliação de um “projeto de intervenção pedagógica supervisionada” que deve enquadrar-se numa visão democrática da educação. O projeto dá origem a um relatório final, defendido em provas ...
O texto apresenta um projecto que emerge da necessidade de compreender e colmatar problemas da supervisão em ensino clínico em Enfermagem, colocando a investigação ao serviço da inovação e melhoria da qualidade da formação. Tem como objectivo desenvolver e avaliar um programa de intervenção centrado na formação teórico-prática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação de projectos de investiga...
A comunicação incide numa experiência realizada no âmbito de um projeto do Grupo de Trabalho-Inovação Pedagógica no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Coord. F. Vieira, A. Flores & F. Ilídio) ; No contexto da formação incial, aprender a ensinar antes de ensinar apresenta desafios aos formadores e aos futuros professores, sendo importante promover uma aproximação à prática, assim como o questioname...
A questão que dá origem a esta comunicação é a seguinte: qual o potencial da investigação educacional na transformação da pedagogia escolar? Em particular, interessa-nos a investigação realizada por professores no contexto de cursos de mestrado, pressupondo que este contexto poderá ser propício a que os estudos realizados se articulem com os interesses e necessidades das escolas, fomentando a mudança. Apresenta...
A transformação da pedagogia na universidade exige que os professores contrariem o divórcio entre ensino, investigação e desenvolvimento profissional, nomeadamente através da constituição de comunidades de prática que desenvolvem, avaliam e disseminam experiências pedagógicas. Este tem sido um objectivo central de um conjunto de projectos desenvolvidos na Universidade do Minho desde 2000 por equipas multidiscip...
O principal objectivo do texto é propor uma visão transformadora da supervisão pedagógica inscrita em valores da democracia, pressupondo que as finalidades e a natureza das práticas supervisiva e pedagógica devem estar articuladas e que ambas devem inscrever-se numa direcção emancipatória. Num primeiro momento, apresenta-se uma proposta de conceptualização da relação entre supervisão e pedagogia, defendendo-se ...
Teacher education towards teacher and learner autonomy is an ideological, value-laden choice whose purpose and outcomes need to be continuously scrutinised. The authors present three case studies where pre-service student teacher development practices were investigated, and discuss their value and shortcomings as regards their transformative direction. Our experience shows that criticality and role democratisat...
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