Encontrados 29 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino

Vieira, Flávia; Silva, José Luís; Vilaça, Teresa; Parente, Maria Cristina Cristo; Vieira, Fátima; Almeida, M. J.; Pereira, Iris Susana Pires

Os mestrados em ensino da Universidade do Minho preveem a formação do professor/ educador como prático reflexivo e intelectual crítico, conferindo um lugar de relevo à investigação pedagógica no estágio através da construção e avaliação de um “projeto de intervenção pedagógica supervisionada” que deve enquadrar-se numa visão democrática da educação. O projeto dá origem a um relatório final, defendido em provas ...


Inovar a supervisão em enfermagem : um projecto de investigação-intervenção

Macedo, Ana Paula; Rosário, Rafaela; Vieira, Flávia; Silva, Maria Augusta; Braga, Maria de Fátima Dias; Augusto, Cláudia; Martins, Cristina Araújo

O texto apresenta um projecto que emerge da necessidade de compreender e colmatar problemas da supervisão em ensino clínico em Enfermagem, colocando a investigação ao serviço da inovação e melhoria da qualidade da formação. Tem como objectivo desenvolver e avaliar um programa de intervenção centrado na formação teórico-prática de supervisores (enfermeiros e docentes) e na implementação de projectos de investiga...


Aprender a ensinar antes de ensinar : uma experiência na formação didática de f...

Silva, José Luís; Vieira, Flávia

A comunicação incide numa experiência realizada no âmbito de um projeto do Grupo de Trabalho-Inovação Pedagógica no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Coord. F. Vieira, A. Flores & F. Ilídio) ; No contexto da formação incial, aprender a ensinar antes de ensinar apresenta desafios aos formadores e aos futuros professores, sendo importante promover uma aproximação à prática, assim como o questioname...


Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar

Vieira, Flávia; Silva, José Luís

A questão que dá origem a esta comunicação é a seguinte: qual o potencial da investigação educacional na transformação da pedagogia escolar? Em particular, interessa-nos a investigação realizada por professores no contexto de cursos de mestrado, pressupondo que este contexto poderá ser propício a que os estudos realizados se articulem com os interesses e necessidades das escolas, fomentando a mudança. Apresenta...


Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia

Silva, José Luís; Vieira, Flávia; Oliveira, Clara Costa; Morgado, José Carlos; Almeida, M. J.; Moreira, Maria Alfredo; Melo, Maria do Céu


Transformar a pedagogia : um percurso de indagação pedagógica na Universidade d...

Vieira, Flávia; Almeida, M. J.; Silva, José Luís

A transformação da pedagogia na universidade exige que os professores contrariem o divórcio entre ensino, investigação e desenvolvimento profissional, nomeadamente através da constituição de comunidades de prática que desenvolvem, avaliam e disseminam experiências pedagógicas. Este tem sido um objectivo central de um conjunto de projectos desenvolvidos na Universidade do Minho desde 2000 por equipas multidiscip...


Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica

Vieira,Flávia

O principal objectivo do texto é propor uma visão transformadora da supervisão pedagógica inscrita em valores da democracia, pressupondo que as finalidades e a natureza das práticas supervisiva e pedagógica devem estar articuladas e que ambas devem inscrever-se numa direcção emancipatória. Num primeiro momento, apresenta-se uma proposta de conceptualização da relação entre supervisão e pedagogia, defendendo-se ...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

GT-PA : imagens com história(s)... de esperança!

Fernandes, Isabel Sandra; Vieira, Flávia


Teacher education towards teacher (and learner) autonomy : what can be learnt f...

Vieira, Flávia; Barbosa, Isabel Maria Antunes; Paiva, Madalena; Fernandes, Isabel Sandra

Teacher education towards teacher and learner autonomy is an ideological, value-laden choice whose purpose and outcomes need to be continuously scrutinised. The authors present three case studies where pre-service student teacher development practices were investigated, and discuss their value and shortcomings as regards their transformative direction. Our experience shows that criticality and role democratisat...


Staging pedagogy for autonomy : two plays

Vieira, Flávia; Mamede, Antonieta; Lima, Clara


29 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento






Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia