Teacher education towards teacher and learner autonomy is an ideological, value-laden choice whose purpose and outcomes need to be continuously scrutinised. The authors present three case studies where pre-service student teacher development practices were investigated, and discuss their value and shortcomings as regards their transformative direction. Our experience shows that criticality and role democratisat...
Dissertação de mestrado em Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Inglês. ; O presente estudo de caso investiga a observação de aulas como objecto de formação de professores em formação inicial (estágio) explorando a colaboração como condição privilegiada da renovação de papéis e práticas supervisivas. Tem como enquadramento institucional um projecto supervisivo, em curso na Uni...
No momento actual, são inúmeras as circunstâncias que exigem e dificultam a transformação da pedagogia nas universidades, importando compreender as condições de (im)possibilidade de mudança. O projecto apresentado neste texto – “Transformar a pedagogia na universidade: condições de (im)possibilidade” (UM, Centro de Investigação em Educação, 2004-2006) - é um exemplo de como a investigação pode servir este propó...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |