The Deese/Roediger-McDermott (DRM) paradigm comprises the study of lists in which words (e.g., bed, pillow, etc.) are all associates of a single nonstudied critical item (e.g., sleep). The probability of falsely recalling or recognising nonstudied critical items is often similar to (or sometimes higher than) the probability of correctly recalling or recognising studied associates. False memories produced throug...
This paper reviews literature on tactual perception. Throughout this review we will highlight some of the most relevant variables in touch literature: interaction between touch and other senses; type of stimuli, from abstract stimuli such as vibrations, to two- and three-dimensional stimuli, also considering concrete stimuli such as the relation between familiar and unfamiliar stimuli or the haptic perception o...
Two experiments analyzed memory encoding in human perceptual learning. Both experiments started with preexposure without feedback to four checkerboards composed by a unique feature each and sharing a common feature (AX, BX, CX and DX). Elements of one pair were presented intermixed and elements of the other pair were presented in separate blocks. Immediately after preexposure participants completed a memory rec...
As memórias falsas dizem respeito à recordação alterada de acontecimentos reais ou à recuperação de acontecimentos que nunca ocorreram. Apesar do estudo das memórias falsas ter sido iniciado em 1932 por Bartlett, só recentemente recebeu impulso e visibilidade pela comunidade científica, traduzidos na variedade de paradigmas experimentais que exploraram esta importante dimensão da memória humana. Esse interesse ...
O objectivo deste artigo é analisar a importância da reminiscência enquanto estratégia terapêutica junto de idosos. Explora-se o conceito de reminiscência tal como decorre no quotidiano e analisa-se o seu surgimento como estratégia de trabalho com idosos, considerando os seus principais âmbitos de intervenção, desde moldes preventivos, como a adaptação à institucionalização, até níveis remediativos, como a esti...
As memórias falsas têm sido amplamente estudadas com base num procedimento experimental designado paradigma DRM (Deese/Roediger/McDermott). Esse paradigma promove a criação de ilusões de memória a partir da apresentação de listas de palavras associadas a um item que não consta da lista. Uma das linhas de investigação com o paradigma DRM visa identificar o momento da criação das falsas memórias e explicar os mec...
Este artigo apresenta os modelos teóricos que melhor explicam a memória de trabalho, em particular o modelo dos multiplos-componentes de Baddeley e Hitch (1974). A par da descrição dos processos cognitivos que melhor podem definir a memória de trabalho, procura-se descrever o seu desenvolvimento. Os dados sugerem que, face as críticas emergentes, aparecem alterações pontuais ao modelo inicial com a inclusão do ...
Partindo dos princípios gerais de funcionamento da memória episódica, desenvolve¬ram¬se diferentes explicações para a maior robustez da memória em tarefas auto¬performa¬tivas, ou seja, tarefas que implicam a sua realização motora, em comparação com tarefas verbais. Com o presente estudo pretendemos analisar o fenómeno da memória para acções, manipulando a variável de prioridade de processamento numa tarefa de d...
As memórias falsas têm sido amplamente estudadas com base num procedimento experimental designado paradigma DRM (Deese/Roediger/McDermott). Esse paradigma promove a criação de ilusões de memória a partir da apresentação de listas de palavras associadas a um item que não consta da lista. Uma das linhas de investigação com o paradigma DRM visa identificar o momento da criação das falsas memórias e explicar os mec...
O objectivo central deste estudo foi o de analisar o efeito que o conteúdo emocional de um episódio observado ao vivo tem na capacidade de recordação. Por outro lado, e tendo em conta que fossem aplicadas a cada testemunha dos episódios, duas provas de recordação (uma de reconhecimento e outra de evocação) pretendemos avaliar os efeitos que a ordem de realização das provas tem na capacidade de memória. Os resul...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |