Autor(es):
Vieira, Flávia
; Alves, Palmira
; Hattum-Janssen, Natascha van
; Albuquerque, Pedro Barbas
; Silva, Eugénio Alves da
; Barbosa, Isabel Maria Antunes
; Paiva, Madalena
; Fernandes, Isabel Sandra
; Melo, Maria do Céu
; Moreira, Maria Alfredo
; Oliveira, Lia Raquel
Data: 2005
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/20474
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Pedagogia universitária; Ensino superior
Descrição
No momento actual, são inúmeras as circunstâncias que exigem e dificultam a
transformação da pedagogia nas universidades, importando compreender as condições de
(im)possibilidade de mudança. O projecto apresentado neste texto – “Transformar a
pedagogia na universidade: condições de (im)possibilidade” (UM, Centro de Investigação
em Educação, 2004-2006) - é um exemplo de como a investigação pode servir este
propósito, contribuindo simultaneamente para a legitimação da pedagogia como objecto
de estudo no meio académico. Centrado na realidade da Universidade do Minho, tem
como objectivos caracterizar representações e práticas de gestão da qualidade do ensino e
de inovação pedagógica, desenvolver metodologias pedagógicas/investigativas
facilitadoras da integração ensino-investigação-desenvolvimento profissional, e promover
a valorização institucional da pedagogia pela divulgação e escrutínio interpares nos
contextos de acção profissional. Embora tomando como campo de estudo uma única
instituição, crê-se que aponta linhas de investigação pertinentes a outras instituições
congéneres.