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Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Autor(es): Santos, Leonor cv logo 1 ; Moreira, Darlinda cv logo 2 ; Menezes, Luís cv logo 3 ; Oliveira, Isolina cv logo 4 ; Ponte, João Pedro da cv logo 5 ; Martins, Cristina cv logo 6 ; Guerreiro, António cv logo 7 ; Cunha, Helena cv logo 8 ; Duarte, José cv logo 9 ; Martinho, Helena cv logo 10 ; Pinto, Hélia cv logo 11 ; Menino, Hugo cv logo 12 ; Varandas, José Manuel cv logo 13 ; Veia, Luciano cv logo 14 ; Viseu, Floriano cv logo 15

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.1/2122

Origem: Sapientia - Universidade do Algarve

Assunto(s): Conhecimento profissional sobre os alunos; Ensino da Matemática; Atitudes; Diversidade; Aprendizagem; Expectativas


Descrição
Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 13 estudos de caso. Entre os principais resultados obtidos destacamos a tendência dos jovens professores para apreciar de forma positiva os seus alunos, transmitindo elevadas expectativas sobre o seu desempenho. A concretização dessas expectativas parece estar relacionada com a importância que dão ao seu papel. Apontam dificuldades de aprendizagem essencialmente de natureza transversal, situando-se sobretudo na linguagem matemática, no raciocínio e na resolução de problemas. As concepções que os alunos têm sobre a Matemática estão ausentes no discurso dos professores. Reconhecem que as características do ambiente de sala de aula são um factor importante para a aprendizagem. A diversidade entre turmas e entre os alunos, embora referenciada, constitui em diversos casos uma dificuldade para o processo de ensino e aprendizagem.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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