Encontrados 91 documentos, a visualizar página 1 de 10

Ordenado por Data

Avaliação de usabilidade de alguns aspectos de um serviço integrado no portal u...

Beatriz Sousa Santos; Leonor Teixeira; Bellina Teixeira; Cesário Lucas; David Pacheco; Inês Ramos; João Cunha; João Rodrigues; Luís Ribeiro

This paper describes a usability evaluation of some aspects of the University of Aveiro new Web Portal (www.ua.pt) performed by students of an introductory course on Human-Computer Interaction offered at the University, during the academic year of 2006/2007.This evaluation was based on heuristic evaluation, observation methods and a short questionaire applyed to users with different profiles. The methods and ma...

Data: 2013   |   Origem: Electrónica e Telecomunicações

ONE TEACHER, ONE CURRICULUM? A STUDY WITH TWO MATHEMATICS TEACHERS OF THE MIDDL...

Ribeiro, Catarina; Associação Escola 31de Janeiro, Portugal; Santos, Leonor; Universidade de Lisboa, Portugal

The objective of this research is to better understand the method by which two Mathematics teachers of middle school, teatching in the same school, the same subject year and the same programmatic contents, exert their own curricular protagonism. This is an interpretative research, with case study design. The data was collected through interviews with the teachers, including classroom observation, the teacher's ...

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

Explorar tarefas matemáticas

Canavarro, Ana Paula; Santos, Leonor

O artigo discute o conceito de tarefa matemática e apresenta diferentes tipos de tarefas matemáticas. Discute ainda o uso das tarefas matemáticas em aula e aponta questões inerentes e esse uso, em especial relacionadas com o nível cognitivo das tarefas e da sua adaptação.


Práticas avaliativas na exploração de uma tarefa em congresso matemático

Fonseca, Paula; Boavida, Ana Maria; Santos, Leonor

Poster apresentado no Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 12-13 maio 2012 ; A avaliação não é uma ação dissociada do processo educativo mas inerente a esse processo e, portanto, quotidiana. O trabalho realizado diariamente na aula é de grande importância para a aprendizagem dos alunos, contribuindo fortemente para o seu sucesso ou insucesso. Este poster, foca-se nas práticas avali...

Data: 2012   |   Origem: Repositório Comum

O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o de...

Martins, Cristina; Santos, Leonor

Neste texto apresentamos alguns resultados relativos ao contributo do Programa de Formação Contínua em Matemática para o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a prática de três professoras. Seguindo uma abordagem metodológica de natureza interpretativa, com design de estudo de caso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas às três professoras caso, observadas sessões de trabalho e aulas e realiz...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

A importância das tarefas no desenvolvimento do currículo de Matemática

Martins, Cristina; Santos, Leonor

Neste texto pretendemos abordar a importância das tarefas no desenvolvimento do currículo, tendo por base uma investigação realizada no âmbito de uma tese de doutoramento na área de Didáctica da Matemática. Este é um trabalho de natureza qualitativa, com recurso ao estudo de caso. Envolveu a participação de três professoras e desenvolveu-se no contexto Programa de Formação Contínua em Matemática para Professore...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

As tarefas como suporte à condução de aulas

Martins, Cristina; Santos, Leonor

Neste texto apresentamos o papel das tarefas na condução das aulas, no âmbito específico do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo (PFCM), tendo por base uma investigação realizada no âmbito de uma tese de doutoramento na área de Didáctica da Matemática. Este é um estudo de natureza qualitativa, com recurso ao estudo de caso, envolvendo a participação de três professoras. Ao l...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Development of reflection ability in PFCM

Martins, Cristina; Santos, Leonor

In this research report we present some results pertaining to the reflection upon practice of three teachers in the context of the program for Continuous Training in Mathematics (PFCM). From this study it is possible to determine that the participation of teachers Aida, Dora e Sara in PFCM has contributed to the development of reflection. However, although they all attribute it a degree of importance, they show...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

TPMET: a path to knowledge about mathematics

Martins, Cristina; Santos, Leonor

From this study it is possible to conclude that teachers’ Aida, Dora and Sara, participation in PFCM has contributed to their professional development, each teacher, however, presenting specific gains in dimensions such as didactic knowledge, teaching practice and reflection upon practice. For instances, regarding their knowledge about Mathematics it is possible to conclude that theachers Aida, Dora e Sara have...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Programas de transferência de renda no Brasil: um estudo multidimensional da im...

Santos,Leonor Maria Pacheco; Pasquim,Elaine Martins; Santos,Sandra Maria Chaves dos

Foi analisada a implementação dos programas de transferência de renda (PTR) Bolsa Escola (PNBE), Bolsa Alimentação (PBA) e Cartão Alimentação (PCA), coletando-se informações sobre "estrutura" normativa, infraestrutura, "processos" de implementação e "resultados" relativos a benefícios concedidos e impactos. A argumentação central do trabalho considerou que a adoção de PTR no Brasil representou um diferencial co...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

91 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia