This paper describes a usability evaluation of some aspects of the University of Aveiro new Web Portal (www.ua.pt) performed by students of an introductory course on Human-Computer Interaction offered at the University, during the academic year of 2006/2007.This evaluation was based on heuristic evaluation, observation methods and a short questionaire applyed to users with different profiles. The methods and ma...
The objective of this research is to better understand the method by which two Mathematics teachers of middle school, teatching in the same school, the same subject year and the same programmatic contents, exert their own curricular protagonism. This is an interpretative research, with case study design. The data was collected through interviews with the teachers, including classroom observation, the teacher's ...
O artigo discute o conceito de tarefa matemática e apresenta diferentes tipos de tarefas matemáticas. Discute ainda o uso das tarefas matemáticas em aula e aponta questões inerentes e esse uso, em especial relacionadas com o nível cognitivo das tarefas e da sua adaptação.
Poster apresentado no Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 12-13 maio 2012 ; A avaliação não é uma ação dissociada do processo educativo mas inerente a esse processo e, portanto, quotidiana. O trabalho realizado diariamente na aula é de grande importância para a aprendizagem dos alunos, contribuindo fortemente para o seu sucesso ou insucesso. Este poster, foca-se nas práticas avali...
Neste texto apresentamos alguns resultados relativos ao contributo do Programa de Formação Contínua em Matemática para o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a prática de três professoras. Seguindo uma abordagem metodológica de natureza interpretativa, com design de estudo de caso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas às três professoras caso, observadas sessões de trabalho e aulas e realiz...
Neste texto pretendemos abordar a importância das tarefas no desenvolvimento do currículo, tendo por base uma investigação realizada no âmbito de uma tese de doutoramento na área de Didáctica da Matemática. Este é um trabalho de natureza qualitativa, com recurso ao estudo de caso. Envolveu a participação de três professoras e desenvolveu-se no contexto Programa de Formação Contínua em Matemática para Professore...
Neste texto apresentamos o papel das tarefas na condução das aulas, no âmbito específico do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo (PFCM), tendo por base uma investigação realizada no âmbito de uma tese de doutoramento na área de Didáctica da Matemática. Este é um estudo de natureza qualitativa, com recurso ao estudo de caso, envolvendo a participação de três professoras. Ao l...
In this research report we present some results pertaining to the reflection upon practice of three teachers in the context of the program for Continuous Training in Mathematics (PFCM). From this study it is possible to determine that the participation of teachers Aida, Dora e Sara in PFCM has contributed to the development of reflection. However, although they all attribute it a degree of importance, they show...
From this study it is possible to conclude that teachers’ Aida, Dora and Sara, participation in PFCM has contributed to their professional development, each teacher, however, presenting specific gains in dimensions such as didactic knowledge, teaching practice and reflection upon practice. For instances, regarding their knowledge about Mathematics it is possible to conclude that theachers Aida, Dora e Sara have...
Foi analisada a implementação dos programas de transferência de renda (PTR) Bolsa Escola (PNBE), Bolsa Alimentação (PBA) e Cartão Alimentação (PCA), coletando-se informações sobre "estrutura" normativa, infraestrutura, "processos" de implementação e "resultados" relativos a benefícios concedidos e impactos. A argumentação central do trabalho considerou que a adoção de PTR no Brasil representou um diferencial co...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |