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Mudança e inovação em educação: o compromisso dos professores

Oliveira, Isolina; Universidade Aberta, Laboratório de Educação a Distância (LE@D)

Neste texto é efetuada uma análise reflexiva aos conceitos de reforma, mudança e inovação, procurando situá-los nas suas origens e contextos. A compreensão dos conceitos de mudança e inovação educativa passa pela sua integração numa visão sistémica das chamadas reformas estruturais dos sistemas educativos, em particular, nas últimas décadas do séc. XX.  A inovação é uma prática institucionalmente situada, que e...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

Linha temática 10 : avaliação em contextos online : as redes sociais no apoio a...

Costa, Henriqueta Silva; Oliveira, Isolina

Os jovens que hoje frequentam os ciclos mais avançados do ensino básico dominam já, nas atividades do quotidiano, as ferramentas tecnológicas. Assim, a escola não é o espaço em que o jovens têm oportunidade de desenvolver a aprendizagem das novas tecnologias mas deve ser o espaço que acolhe a relação que os jovens já estabeleceram com as novas tecnologias utilizando-a para promover a motivação no processo de en...


Estratégias de avaliação digital : um estudo de caso no âmbito do ensino superior

Oliveira, Ricardo; Oliveira, Isolina

No âmbito da avaliação digital constitui-se como referência o Programa de Avaliação de Competências (PAC) proposto por Pereira, Oliveira & Tinoca (2010), no qual é evidenciada a importância de recorrer a uma variedade de estratégias de avaliação digital, na busca incessante da qualidade no ensino superior. O estudo apresentado situa o seu foco no design de avaliação da Unidade Curricular (UC) Avaliação das Apre...


A internet no laboratório de química : inovação com recurso às tecnologias

Costa, Henriqueta Silva; Oliveira, Isolina

Na Estratégia de Lisboa, a União Europeia definiu alguns objectivos, entre eles a redução do abandono escolar precoce e o aumento do número de jovens de concluem o ensino secundário. De entre os vários objectivos estratégicos definidos, salientamos alguns que exigem dos professores necessárias mudanças de abordagem do ensino. O objectivo 1.3. refere a necessidade de assegurar o acesso às Tecnologias de Informaç...


Do currículo, das interacções e da aprendizagem como construção identitária

Entendemos o currículo numa perspectiva flexível e abrangente que privilegia a aprendizagem dialógica, como interacção conversacional, visando a compreensão mútua mediante um processo partilhado de questionamento. Neste artigo analisamos a influência de um currículo, onde se priorizou a criação de espaços de pensamento (Perret-Clermont, 2004), no processo de transição, mais especificamente na reconstrução de id...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Avaliação digital no Ensino Superior em Portugal : projeto @ssess.he

Gomes, Maria João; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina

A avaliação de competências requer uma abordagem que integre conhecimento, habilidades e atitudes, implicando o recurso a diversas estratégias de avaliação. Neste contexto, temos assistido à emergência de um novo conceito, designado por vários autores como cultura da avaliação. Além disso, os ambientes virtuais de aprendizagem do ensino superior têm também promovido a utilização de novas estratégias de avaliaçã...


Mudança na práxis: estudo de uma inovação pedagógica apoiada nas Tecnologias de...

Gonçalves, Susana Maria Paulino; Oliveira, Isolina Rosa Pereira de

O termo inovação integra ações, processos e tomadas de decisão, a que subjaz intencionalidade, que buscam modificar atitudes, culturas, perspetivas, modelos e práticas pedagógicas. Embora as reformas educativas enquadrem certas mudanças a nível da escola, são os professores os principais impulsionadores do processo de inovação pedagógica. Com base num estudo realizado no âmbito de um Curso de Ensino e Formação ...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena

Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A m...


Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena

Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A m...


Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena

Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre am...

Data: 2008   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

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