Encontrados 38 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1º ciclo do ensino bá...

Viseu, Floriano; Menezes, Luís; Almeida, Júlia

Este estudo foca o conhecimento de conteúdo de Geometria de professores do 1.º ciclo do ensino básico portugueses e as suas perspetivas sobre o ensino deste tema nos primeiros anos de escolaridade. Os dados foram recolhidos através de um teste sobre tópicos de Geometria e de um questionário, que foi respondido por 14 professores. O estudo revela que os professores têm acentuadas dificuldades em tópicos como tra...


Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática

Fernandes, José António, org.; Martinho, Maria Helena, org.; Tinoco, Joana Margarida, org.; Viseu, Floriano, org.


A natureza das tarefas e o envolvimento dos alunos nas atividades da aula de ma...

Dias, Eduardo; Viseu, Floriano; Cunha, Maria do Carmo; Martins, Paula Mendes

As tarefas, enquanto elemento preponderante da dinâmica da aula de matemática, caracterizam-se pelo seu grau de estrutura, abertas ou fechadas, e de desafio, elevado ou reduzido. A prevalência das tarefas de estrutura fechada na aula de matemática tende a não proporcionar momentos de discussão e de divergência de processos e de respostas. A apatia que muitos alunos revelam na aula de matemática despertou a noss...


Aprendizagem dos modelos de grafos, por alunos de MACS do 11.º ano, através da ...

Gonçalves, Maria Irene Marques; Viseu, Floriano

Uma das finalidades do ensino de matemática é desenvolver a capacidade do aluno de resolver problemas. Esta atividade, para além de dotar de significado o que se aprende, prepara o aluno para fazer face a problemas do quotidiano. Os modelos de grafos, situações de sistemas de distribuição e explorar soluções para problemas. Em detrimento de uma pedagogia expositiva, os conceitos e notações de grafos foram intro...


A formação do professor de Matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagó...

Viseu, Floriano; Ponte, João Pedro da

Este artigo debruça-se sobre o papel das TIC no desenvolvimento de aspetos do conhecimento didático (tipo de tarefas e formas de comunicação) e da capacidade reflexiva de futuros professores de Matemática durante o seu estágio. O estudo envolve três estagiários colocados em escolas diferentes. Os dados foram recolhidos através de duas entrevistas a cada estagiário (uma no início e outra no final do estágio) e d...


A formação do professor de Matemática apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico

Viseu, Floriano; Ponte, João Pedro da

Este artigo debruça-se sobre o papel das TIC no desenvolvimento de aspetos do conhecimento didático (tipo de tarefas e formas de comunicação) e da capacidade reflexiva de futuros professores de Matemática durante o seu estágio. O estudo envolve três estagiários colocados em escolas diferentes. Os dados foram recolhidos através de duas entrevistas a cada estagiário (uma no início e outra no final do estágio) e d...


Open-ended tasks in the promotion of classroom communication in mathematics

Viseu, Floriano; Oliveira, Inês Bernardo

Mathematics programmes in basic education are currently undergoing reform in Portugal. This paper sets out to see how teachers are putting the new guidelines for the teaching of mathematics into practice, with particular emphasis on maths communication in the classroom. To achieve this, an experiment in teaching the topic 'Sequences and Regularities' with open-ended tasks, using a qualitative and interpretative...


O sentido do símbolo de alunos do 10.º ano de escolaridade

Nogueira, Daniela; Viseu, Floriano

Na transição para o secundário, muitos alunos sentem-se mais à vontade a trabalhar com situações numéricas do que algébricas, o que tende a dever-se a um maior contacto com os números até ao final do 3.º ciclo. No desenvolvimento do pensamento algébrico, ganha relevância a compreensão do sentido do símbolo. O tema das funções do 10.º ano potencia essa compreensão. Recorrendo quanto possível à resolução de probl...


Práticas de literacia nas disciplinas escolares : um estudo em escolas portuguesas

Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Viseu, Floriano; Melo, Maria do Céu

No âmbito do projecto “Práticas de literacia na e para além da sala de aula: condições sociais e pedagógicas para a aprendizagem” (PTDC/CPECED/ 112604/2009), que pretende cartografar as práticas de escrita e de leitura em contexto escolar, apresentamos, neste texto, dados relativos a uma fase exploratória do estudo. Nesta fase foram questionados professores de Português, Línguas estrangeiras, História e Geograf...


A leitura e a escrita no currículo : a presença ausente

Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade; Melo, Maria do Céu; Viseu, Floriano

No quadro de um estudo mais vasto sobre as funções da leitura e da escrita na aprendizagem das disciplinas escolares, para lá da de Língua Portuguesa, é objetivo deste texto apresentar e discutir os resultados de uma fase exploratória que consistiu na inquirição por questionário a professores de Português, Línguas Estrangeiras, História e Geografia, Ciências e Matemática de duas escolas do 2.º e 3.º ciclo do En...


38 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data










Tipo de Documento






Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia