Encontrados 11 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Building on teachable moments: issues for teacher education

Ferreira, Rosa; Martinho, Helena; Menezes, Luís

This work is supported by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, under the projects Professional Practices of Teachers of Mathematics (Grant PTDC/CPE-CED/098931/2008) and PEst-C/MAT/UI0144/2011, and by FEDER funds through COMPETE ; Several authors have given attention to the notion of didactical knowledge, which is not consensual (Ponte, in press). We consider didactical knowledge a...


A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática

Ponte, João Pedro; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; Menino, Hugo; Pinto, Hélia

Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial do...


Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena

Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A m...


Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena

Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A m...


Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena

Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre am...

Data: 2008   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática

Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; Menino, Hugo; Pinto, Hélia

Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial do...


A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática

Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; Menino, Hugo; Pinto, Hélia

Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial do...


Portuguese student teachers' experiences, perspectives and expectations regardi...

Almeida, Conceição; Martinho, Helena; Viseu, Floriano; Morais, Carlos; Miranda, Luísa

This paper reports on one specific Portuguese university’s student teachers’ opinions, experiences, perspectives and expectations regarding Internet usage. Data was collected using a questionnaire which was anonymously answered by 189 student teachers from 9 different preservice programs. Some differences were found between males and females and between the diverse program groups concerning opinions about the I...

Data: 2002   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Student teachers' perspectives of the internet's and internet tools' educationa...

Almeida, Conceição; Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Martinho, Helena; Viseu, Floriano

Technology development in schools has become one of researchers’ concerns (Atkins & Vasu, 2000). But to use technology teachers have to believe that they have the skills to do it and that technology, besides contributing to higher-level goals, is not an impediment to other higher-level goals which teachers deem important (Zhao & Cziko, 2001). Teachers’ education concerning ICT is thus at the center of attention...

Data: 2002   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Student teachers' perceptions of the internet: motivation, influences, and use

Almeida, Conceição; Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Viseu, Floriano; Martinho, Helena

The Internet's rapid growth and diffusion, both worldwide and in our country, as well as its importance for teacher education, made us feel the need to reflect on how our student teachers integrate themselves in such quite novel environmental conditions and teaching communities. This paper reports on one specific Portuguese university’s student teachers’ Internet usage during their teaching practice and what re...

Data: 2002   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

11 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento



Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia