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The Professional Practice and Professional Development of Mathematics Teachers

Ponte, João Pedro da; Universidade de Lisboa

Didactics of mathematics has developed internationally as a scientific field of studies in the late 1960s in the wake of the modern mathematics movement. Particularly important landmarks in this development were the creation of the journal Educational Studies in Mathematics by Hans Freudenthal in 1968, and the establishment of the Journal for Research in Mathematics Education in 1970, with David Johnson as its ...

Data: 2014   |   Origem: Sisyphus - Journal of Education

Analysis of Teaching and Learning Situations in Algebra in Prospective Teacher ...

Branco, Neusa; Instituto Politécnico de Santarém & Universidade de Lisboa; Ponte, João Pedro da; Universidade de Lisboa

This paper presents a teacher education experiment that was conducted in an algebra course based on an exploratory approach and articulating content and pedagogy. We investigate the contribution of analysing teaching and learning situations, namely student answers and episodes of classroom work, in developing the mathematical and teaching knowledge of prospective primary school teachers. We use a design re...

Data: 2014   |   Origem: Sisyphus - Journal of Education

Uma tarefa de investigação em organização e tratamento de dados no 1.º ciclo: r...

Veia, Luciano; Brocardo, Joana; Ponte, João Pedro da

Esta comunicação procura compreender a forma como uma professora do 1.º ciclo conduz os alunos na realização de uma tarefa de organização e tratamento de dados e a reflexão que realiza. Trata-se de um trabalho no âmbito de um estudo que segue uma metodologia de investigação interpretativa e qualitativa na modalidade de estudo de caso. Os resultados mostram que, na exploração da tarefa, a prática de ensino da pr...


O papel do contexto nas tarefas matemáticas

Ponte, João Pedro da; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Neste artigo, tendo por base a noção de modelo matemático, analisamos o papel do contexto nas tarefas matemáticas. Entendemos como contexto o universo experiencial associado a cada tarefa, que pode remeter para um campo da vida quotidiana em que o aluno tem maior ou menor experiência pessoal, ou remeter para o universo matemático. Começamos por apresentar diferentes abordagens sobre o papel do contexto nas tare...

Data: 2013   |   Origem: Interacções

A aprendizagem de métodos formais num ambiente combinado de lápis e papel e fol...

Nobre, Sandra; Amado, Nélia; Ponte, João Pedro da

O nosso objetivo é estudar a aprendizagem de métodos formais na resolução de sistemas de equações, no quadro de uma experiência de ensino com alunos do 9.º ano, para o que analisamos as representações usadas por duas alunas. Os dados foram recolhidos durante as aulas da experiência de ensino. Os resultados mostram que a experiência informal realizada com a folha de cálculo, nomeadamente, através da identificaçã...


O novo programa de matemática como oportunidade de mudança para os professores ...

Ponte, João Pedro da; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Este artigo analisa as ideias-chave do novo Programa de Matemática do ensino básico (sentido de número, sentido espacial, pensamento algébrico, literacia estatística e capacidades transversais) e mostra como podem concretizar-se na sala de aula de modo a propiciar novas práticas de ensino e de aprendizagem. Para isso, destaca a natureza das tarefas a propor e o tipo de comunicação a realizar na aula, substituin...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Compreensão dos números racionais, comparação e ordenação: o caso de Leonor

Quaresma, Marisa; Escola Básica José Saramago, Poceirão, Palmela; Unidade de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Este artigo tem como objectivo perceber de que modo o trabalho numa unidade de ensino com uma abordagem de cunho exploratório, em consonância com o novo programa de Matemática, que valoriza as diferentes representações de número racional, nos diferentes significados, pode contribuir para a compreensão, em alunos do 5.º ano, dos números racionais e das noções de ordenação e comparação. Segue uma abordagem qualit...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Proporcionalidade directa no 6.º ano de escolaridade: uma abordagem exploratória

Silvestre, Ana Isabel; Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, Portela; Unidade de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Este artigo apresenta uma unidade de ensino sobre a proporcionalidade directa e descreve a sua realização em duas turmas do 6.º ano de escolaridade. A unidade de ensino, de cunho exploratório, está de acordo com as orientações do atual programa de Matemática do ensino básico. O seu objectivo é desenvolver o raciocínio proporcional dos alunos, encarado como a capacidade para distinguir relações de proporcionalid...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

A formação do professor de Matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagó...

Viseu, Floriano; Ponte, João Pedro da

Este artigo debruça-se sobre o papel das TIC no desenvolvimento de aspetos do conhecimento didático (tipo de tarefas e formas de comunicação) e da capacidade reflexiva de futuros professores de Matemática durante o seu estágio. O estudo envolve três estagiários colocados em escolas diferentes. Os dados foram recolhidos através de duas entrevistas a cada estagiário (uma no início e outra no final do estágio) e d...


Práticas profissionais dos professores de Matemática

Ponte, João Pedro da; Quaresma, Marisa; Branco, Neusa

Este artigo discute a noção de prática tendo em vista analisar o trabalho do professor na sala de aula. Começa por analisar duas abordagens desta noção, a cognitivista e a sociocultural, com especial atenção para as práticas profissionais dos professores, e identifica dois elementos-chave destas práticas: as tarefas e o discurso na sala de aula. De seguida, debruça-se sobre duas práticas no processo de ensino-a...


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