Encontrados 20 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

The use of educational materials in mathematics – a study in the 1st cycle

Botas, Dilaila; Universidade Aberta; Moreira, Darlinda; Universidade Aberta

The article presents a research whose main objective was to find out the most frequent pedagogic materials used in mathematics education in a Group of Elementary Schools in the Lisbon area and what was the educational vision underlying their use. Methodologically, it was followed a quantitative study withdescriptive characteristics. The population involved in the study was the 53 elementary teachers that belong...

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

O Projeto DIV.ED : experimentando a diversidade no ensino superior

Moreira, Darlinda

A consciência da diversidade é um pressuposto fundamental para uma sociedade que encara a coesão social, a igualdade de género, o diálogo intercultural e a mobilidade educacional e profissional como um bem. Assim, o objetivo principal deste poster é divulgar o projeto Europeu “Diversity in the Learning Experience in (Higher) Education (DIV.ED)”, que se foca nos tópicos da “Diversidade” e “aceitação/tolerância” ...


Explorar conexões entre matemática local e matemática global

Latas, Joana; Moreira, Darlinda

A integração de aspectos culturais nos currículos é um meio de legitimar vivências dos alunos e de responder à diversidade cultural, em prol de uma maior equidade na aprendizagem matemática com significado (e.g. Bishop, 2005; Gerdes, 2007; Moreira, 2008). Neste artigo, pretendemos destacar o papel da matemática cultural no desenvolvimento da predisposição para estabelecer conexões matemáticas e na comunicação m...


Diversity in european school populations: a study in Portugal and Greece with p...

Stathopoulou, Charoula; Moreira, Darlinda

The growing cultural diversity of school populations poses new challenges to schools and also to schooling equity. Schools (as well as minority and dominant group leaders) should avoid cultural closure and instead should involve recognition of different ways of knowing, in order to share cultural elements and to enable constructive interactions; these practices promote education for peace, respect for diversity...


A utilização dos materiais didáticos nas aulas de matemática: um estudo no 1º C...

Botas, Dilaila; Moreira, Darlinda

O artigo apresenta uma investigação cujo principal objetivo foi conhecer quais os materiais didáticos usados mais frequentemente no ensino da Matemática num Agrupamento de Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico nos arredores de Lisboa e qual a visão pedagógica subjacente à sua utilização. Metodologicamente, optou-se por um estudo de natureza quantitativa com características descritivas. A população envolvida no e...


Formadores de "matemática para a vida" e reconhimento de adquiridos experenciai...

Fantinato, Cecilia; Moreira, Darlinda

Este artigo tem como objetivo discutir os principais resultados de uma pesquisa de pós-doutorado, que estudou os dilemas vivenciados por formadores da área “Matemática para a Vida” (MV), do processo RVCC de nível básico de Portugal. O quadro teórico da investigação concilia a literatura das áreas da Educação de adultos, da Etnomatemática e da Formação Experiencial. Foi realizada uma pesquisa qualitativa multiss...


Práticas profissionais dos professores de matemática: o projeto P3M

Ponte, João Pedro; Oliveira, Hélia; Canavarro, Ana Paula; Moreira, Darlinda; Martinho, Maria Helena; Menezes, Luís; Tomás Ferreira, Rosa

O projeto P3M tem como objetivo estudar as práticas profissionais na sala de aula de professores de Matemática. Pretende igualmente produzir recursos multimédia para formação inicial e contínua de professores do ensino básico e do ensino secundário. Neste poster apresentamos o projeto, indicando os seus objetivos, quadro conceptual, metodologia de trabalho e resultados preliminares, tanto no que se refere às pr...


Mathematics in masosn’s workplace

Moreira, Darlinda; Pardal, Eugénia

This paper presents masons’ professional practices, which are related to mathematics. It aims to contribute to the area of adult mathematics education and to enlarge knowledge about how mathematics is used at the workplace. Methodologically it was followed an ethnographic approach. The key informants of the study were four masons aged between 40 and 60 years old. Observations and interviews were carried out at ...


Desafios de formadores de “matemática para a vida” do Processo RVCC

Fantinato, Maria Cecília; Moreira, Darlinda

XXIII SIEM, realizado em Coimbra de 6-7 Outubro de 2012 ; Este texto tem por objetivo problematizar os desafios enfrentados pelos formadores da área “Matemática para a Vida” (MV), integrada no processo RVCC, e cuja atividade profissional assume um conjunto diversificado de funções. Partindo de um quadro teórico que concilia a literatura de educação de adultos com a literatura etnomatemática e através da anális...


Developing statistical literacy: a design experiment approach in middle school

Campelos, Sandra; Moreira, Darlinda

The main objective of this poster is to present an ongoing research to enhance statistical education in middle school for further development of statistical literacy. Statistics plays a key role preparing young people to interpret and make critical evaluations about media information and to develop students’ capacities for reasoning and communication, providing them with techniques and procedures. Different vie...


20 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data









Tipo de Documento



Recurso








Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia