Autor(es):
Vieira, Flávia
; Silva, José Luís
; Vilaça, Teresa
; Parente, Maria Cristina Cristo
; Vieira, Fátima
; Almeida, M. J.
; Pereira, Iris Susana Pires
; Solé, Maria Glória Parra Santos
; Varela, Paulo Idalino Balça
; Gomes, Alexandra
; Silva, António Carvalho da
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/25492
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Investigação pedagógica; Prática pedagógica
Descrição
Os mestrados em ensino da Universidade do Minho preveem a formação do professor/ educador como prático reflexivo e intelectual crítico, conferindo um lugar de relevo à investigação pedagógica no estágio através da construção e avaliação de um “projeto de intervenção pedagógica supervisionada” que deve enquadrar-se numa visão democrática da educação. O projeto dá origem a um relatório final, defendido em provas públicas.
Com o objetivo de compreender o papel da investigação no estágio, foi analisado um corpus de 28 relatórios de 5 mestrados de diversos níveis de ensino, com base numa grelha incidente na visão de educação subjacente aos projetos, no tipo e função do conhecimento mobilizado, na articulação investigação-ensino e no valor educativo das intervenções.
Os projetos evidenciam a importância da investigação no desenvolvimento de práticas educativas focadas na qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem, embora a coexistência de diferentes modalidades de articulação investigação-ensino sinalize conceções diferenciadas de formação e da função da investigação na regulação das práticas e na (re)construção de competências profissionais. A partir das potencialidades e limitações observadas, traçam-se linhas de ação futura para a construção de uma cultura investigativa na formação inicial de professores/ educadores.