Encontrados 21 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Health policies in schools : the health curricula and the role of teacher in Po...

Vilaça, Teresa

Publicado em "Proceedings of the 37th Annual Conference of ATEE", ISBN 9789081563949 ; In Portugal there is a national basic law regarding the education system where all official and private schools are obliged to follow its guidelines. The Secretary of State for Education considers the inclusion in the school educational project issues related to health promotion and education as mandatory and stating the fol...


The curricula of Sexuality Education in Mozambican and Portuguese schools : wha...

Vilaça, Teresa; Nota, Juvêncio Manuel; Mabote, Carla

Publicado em "Proceedings of the 37th Annual Conference of ATEE", ISBN 9789081563949 ; The Ministry of Education and Culture of Mozambique has integrated in the curriculum of primary and secondary education, contents of Sexuality Education as cross-curricular themes. In Portugal, the Ministry of Education has already established from the 1st to 12th grades, similar cross-curricular contents of sexuality educat...


O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino

Vieira, Flávia; Silva, José Luís; Vilaça, Teresa; Parente, Maria Cristina Cristo; Vieira, Fátima; Almeida, M. J.; Pereira, Iris Susana Pires

Os mestrados em ensino da Universidade do Minho preveem a formação do professor/ educador como prático reflexivo e intelectual crítico, conferindo um lugar de relevo à investigação pedagógica no estágio através da construção e avaliação de um “projeto de intervenção pedagógica supervisionada” que deve enquadrar-se numa visão democrática da educação. O projeto dá origem a um relatório final, defendido em provas ...


Atas do Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na ...

Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Braga, 2013; Leite, Laurinda, org.

O Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem das Ciências Baseada na Resolução de Problemas é a primeira reunião científica, de dimensão nacional, centrada numa abordagem didática que, em inglês, é conhecida por Problem-Based Learning (PBL) e que teve origem nas Ciências da Saúde, nos anos 60 do século passado. A ideia-chave desta abordagem é que o aluno aprende conhecimentos novos e desenvolve...


Aprendizagem baseada na resolução de problemas e materiais didáticos

Morgado, Sofia; Vilaça, Teresa

É consensual entre os especialistas na Educação em Ciências que os cidadãos cientificamente literatos precisam ser capazes de resolver problemas e fazer questões sobre as várias dimensões do seu próprio ambiente a fim de resolver problemas relacionados com a sua saúde e ambiente, entre outros. Dado o importante papel desempenhado pelos Manuais Escolares na Educação em Ciências, e pela importância emergente do u...


РІВЕНЬ ОБІЗНАНОСТІ ВЧИТЕЛІВ ФІЗИЧНОЇ КУЛЬТУРИ З ПИТАНЬ ПРОФІЛАКТИКИ ВІЛ/ СНІДУ

Shyyan, Olena; Vilaça, Teresa; Pavlova, Iuliia

Статья посвящена проблемам формирования профессиональной готовности учителей к реализации программ по профилактике ВИЧ/ СПИДа, а также толерантного отношения к ВИЧ-позитивным лицам в педагогических коллективах. Проанализировано состояние подготовки учителей к работе по вопросам ВИЧ/ СПИДа. Оценен уровень знаний учителей физической культуры и толерантности к ВИЧ-инфицированным. Исследования проводились на базе Л...


Supervisão no ensino clínico no serviço de cirurgia : um estudo com alunos do 3...

Correia, I.; Alves, C.; Vilaça, Teresa

A supervisão de estudantes de enfermagem em ensino clínico implica (re) pensar as práticas e aprofundar o processo formativo dos futuros enfermeiros, não só na dimensão científica da profissão, mas também no desenvolvimento de capacidades de análise crítico-reflexivas que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Esta investigação sobre o processo supervisivo numa unidade hospitalar visou, e...


Questionamento em manuais escolares de Ciências : desenvolvimento e validação d...

Leite, Laurinda; Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Morgado, Sofia; Vilaça, Teresa; Vasconcelos, Clara; Pedrosa, Maria Arminda; Afonso, Ana Sofia

Questões são enunciadas que requerem uma resposta refletida e que desempenham diversas funções educativas, incluindo o despoletar novas aprendizagens. Neste caso, o seu uso enquadra-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP, do inglês, Problem-Based Learning, PBL), que coloca o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, atribuindo-lhe um papel ativo na aprendizagem de novo conhecim...


Atitudes face à homossexualidade entre os futuros professores de biologia para ...

Nota, Juvêncio Manuel; Vilaça, Teresa; Mabote, Carla

A hostilidade em relação às pessoas não-heterossexuais, comummente chamada de discriminação sexual, homofobia ou homo-negatividade, é um fenômeno evidente em várias sociedades e culturas, quer ocidental quer africana, visível nas escolas moçambicanas. A profissão docente é uma ocasião não só para reproduzir os padrões sociais e normativos sexuais, mas também para questionar, discutir e desconstruir todas as "ve...


Percepções sobre a abordagem educativa na reabilitação da sexualidade em contex...

Pereira, Teresa; Vilaça, Teresa

A educação assume uma função vital nas intervenções de reabilitação. Tratando- se a reabilitação sexual no doente com lesão vertebro-medular (LVM) de um processo complexo e moroso, nada é mais importante do que a percepção do doente para compreender a abordagem educativa feita pelos profissionais de saúde em contexto hospitalar. Com essa intenção, fez-se um estudo de natureza qualitativa, com r...


21 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento





Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia