Os mestrados em ensino da Universidade do Minho preveem a formação do professor/ educador como prático reflexivo e intelectual crítico, conferindo um lugar de relevo à investigação pedagógica no estágio através da construção e avaliação de um “projeto de intervenção pedagógica supervisionada” que deve enquadrar-se numa visão democrática da educação. O projeto dá origem a um relatório final, defendido em provas ...
Para favorecer, nas escolas, o acesso à informação e a inclusão digital, muitos países têm distribuído laptops educacionais a seus alunos. No Brasil, o Programa Um Computador por Aluno (ProUCA) completou seis anos em 2012. Nesse período, as necessidades, as possibilidades e os desafios foram surgindo e, com eles, novos espaços para pesquisas e contribuições para incentivar e promover o uso desse recurso como ap...
Dissertação apresentada para obtenção do grau de Doutor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação dos Profs. Doutores Almeida do Vale e Vladimiro Miranda
O Estágio Pedagógico, caracteriza-se num processo de formação curricular, onde o estagiário exerce as funções pedagógicas de docência. Todos os conhecimentos adquiridos, num longo processo de educação, serão aplicados num contexto real de escola. Este documento pretende apresentar, uma reflexão sobre as aprendizagens realizadas ao longo do ano, na escola Básica Marquês Marialva – Cantanhede, e a descrição das v...
A comunicação incide numa experiência realizada no âmbito de um projeto do Grupo de Trabalho-Inovação Pedagógica no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Coord. F. Vieira, A. Flores & F. Ilídio) ; No contexto da formação incial, aprender a ensinar antes de ensinar apresenta desafios aos formadores e aos futuros professores, sendo importante promover uma aproximação à prática, assim como o questioname...
No presente texto apresenta-se e analisa-se uma estratégia de intervenção pedagógica na disciplina de Biologia Humana do 10º ano de escolaridade do curso Tecnológico de Desporto que é caracterizada, fundamentalmente, pela integração explicita e intencional de tarefas de natureza metacognitiva na operacionalização de um modelo de ensino orientado para a mudança conceptual com o intuito de potencializar a eficáci...
Tese de doutoramento em Informática ; Ubiquitous computing raises new usability challenges that cut across design and development. We are particularly interested in environments enhanced with sensors, public displays and personal devices. How can prototypes be used to explore the users' mobility and interaction, both explicitly and implicitly, to access services within these environments? Because of the potent...
O reconhecimento da importância da promoção da construção de uma visão da avaliação como um exercício ético que implica o aluno numa ação de reflexão, de interdependência positiva, de compromisso e de corresponsabilidade, e da transformação de um tempo de práticas de avaliação em tempo de aprendizagem, conduziu à idealização, conceção, implementação e avaliação de uma estratégia de intervenção pedagógica assent...
Dissertação de Mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar. ; O objetivo deste estudo consistiu essencialmente na avaliação da higiene da ordenha, em vinte explorações leiteiras da Ilha Terceira, Açores, através do estudo de alguns pontos críticos de controlo, com vista a contribuir para elaboração de um Manual de Boas Práticas de Maneio de Ordenha, um pré-requisito essencial ao desenvolvimento de um futuro p...
In this work we present expansions of intersection local times of fractional Brownian motions in R^d , for any dimension d ≥ 1, with arbitrary Hurst coefficients in (0, 1)^d . The expansions are in terms of Wick powers of white noises (corresponding to multiple Wiener integrals), being well-defined in the sense of generalized white noise functionals. As an application of our approach, a sufficient condition on ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |