With this paper, I aim to contribute to the understanding of the teaching portfolio as a genre. I analyse the linguistic construction and performative nature of the reflective voice in the portfolio of one pre-service teacher. The results reveal her voice to have been constructed upon the convergence of other voices and to perform diverse reflective actions. The portfolio is conceptualised as a complex performa...
Os mestrados em ensino da Universidade do Minho preveem a formação do professor/ educador como prático reflexivo e intelectual crítico, conferindo um lugar de relevo à investigação pedagógica no estágio através da construção e avaliação de um “projeto de intervenção pedagógica supervisionada” que deve enquadrar-se numa visão democrática da educação. O projeto dá origem a um relatório final, defendido em provas ...
Neste texto, discute-se a recente definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Portugal, avaliando em particular o teor das metas de aprendizagem de caráter linguístico. O principal argumento que se defende é o de que assim se inicia uma ênfase curricular na educação pré-escolar - que se traduz, no domínio específico da linguagem oral e abordagem à escrita, na definição de um conjunto de m...
This paper draws on research into pre-school teachers’ understandings of language education. The inquiry focused on an in-service professional learning program specifically designed to enable pre-school teachers to improve their knowledge of language education. Mixed methods of data collection and analysis were employed in an effort to gain insight into the quality of the learning they accomplished. The results...
This essay raises questions about how language educators might construct and further develop their epistemology of practice in and through the situations in which they work from day to day. The occasion for this paper is our work as guest editors of a special issue of L-1: Educational Studies in Language and Literature, when we invited L1 teachers to re!ect on the role that language plays in their professional ...
A pedagogia para a autonomia constituiu um dos pilares do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), uma formação oficial de professores do 1º ciclo. Neste texto, discuto o conjunto de factores que, em meu entender, favoreceu a apropriação dessa pedagogia e apresento algumas evidências do processo de mudança vivido pelos professores participantes a esse nível. Defendo a ideia de que esta experiência forma...
O argumento que apresento neste artigo fundamenta-se num conjunto de dados recolhidos no âmbito do processo de avaliação de professores realizado no decurso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) - 1.º ciclo, que, em muitos aspectos, configurou uma situação de avaliação muito próxima da avaliação de desempenho legalmente prevista. Os dados mostram como a dimensão emocional dos professores-avaliadore...
Vol.1 (contém parte I e II da autoria de Iris Susana Pires Pereira)
Volume 2
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