Encontrados 29 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Writing and the situated construction of teachers??? cognition : portfolios as ...

Pereira, Iris Susana Pires

With this paper, I aim to contribute to the understanding of the teaching portfolio as a genre. I analyse the linguistic construction and performative nature of the reflective voice in the portfolio of one pre-service teacher. The results reveal her voice to have been constructed upon the convergence of other voices and to perform diverse reflective actions. The portfolio is conceptualised as a complex performa...


O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino

Vieira, Flávia; Silva, José Luís; Vilaça, Teresa; Parente, Maria Cristina Cristo; Vieira, Fátima; Almeida, M. J.; Pereira, Iris Susana Pires

Os mestrados em ensino da Universidade do Minho preveem a formação do professor/ educador como prático reflexivo e intelectual crítico, conferindo um lugar de relevo à investigação pedagógica no estágio através da construção e avaliação de um “projeto de intervenção pedagógica supervisionada” que deve enquadrar-se numa visão democrática da educação. O projeto dá origem a um relatório final, defendido em provas ...


Sobre a definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Port...

Pereira, Iris Susana Pires

Neste texto, discute-se a recente definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Portugal, avaliando em particular o teor das metas de aprendizagem de caráter linguístico. O principal argumento que se defende é o de que assim se inicia uma ênfase curricular na educação pré-escolar - que se traduz, no domínio específico da linguagem oral e abordagem à escrita, na definição de um conjunto de m...


Language education in the pre-school years : learning about teachers’ learning ...

Pereira, Iris Susana Pires

This paper draws on research into pre-school teachers’ understandings of language education. The inquiry focused on an in-service professional learning program specifically designed to enable pre-school teachers to improve their knowledge of language education. Mixed methods of data collection and analysis were employed in an effort to gain insight into the quality of the learning they accomplished. The results...



Language, experience and professional learning (what Walter Benjamin can teach us)

Pereira, Iris Susana Pires; Doecke, Brenton

This essay raises questions about how language educators might construct and further develop their epistemology of practice in and through the situations in which they work from day to day. The occasion for this paper is our work as guest editors of a special issue of L-1: Educational Studies in Language and Literature, when we invited L1 teachers to re!ect on the role that language plays in their professional ...


O PNEP e a pedagogia da autonomia no desenvolvimento profissional de professores

Pereira, Iris Susana Pires

A pedagogia para a autonomia constituiu um dos pilares do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), uma formação oficial de professores do 1º ciclo. Neste texto, discuto o conjunto de factores que, em meu entender, favoreceu a apropriação dessa pedagogia e apresento algumas evidências do processo de mudança vivido pelos professores participantes a esse nível. Defendo a ideia de que esta experiência forma...


Avaliação fria, avaliação quente : contributos para a discussão da complexidade...

Pereira, Iris Susana Pires

O argumento que apresento neste artigo fundamenta-se num conjunto de dados recolhidos no âmbito do processo de avaliação de professores realizado no decurso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) - 1.º ciclo, que, em muitos aspectos, configurou uma situação de avaliação muito próxima da avaliação de desempenho legalmente prevista. Os dados mostram como a dimensão emocional dos professores-avaliadore...


O ensino do Português no 1.º ciclo do ensino básico : construção de saberes pro...

Pereira, Iris Susana Pires, coord.

Vol.1 (contém parte I e II da autoria de Iris Susana Pires Pereira)



29 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento






Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia