Os mestrados em ensino da Universidade do Minho preveem a formação do professor/ educador como prático reflexivo e intelectual crítico, conferindo um lugar de relevo à investigação pedagógica no estágio através da construção e avaliação de um “projeto de intervenção pedagógica supervisionada” que deve enquadrar-se numa visão democrática da educação. O projeto dá origem a um relatório final, defendido em provas ...
It is discussed, in this article, the coherency of the grammatical norm, from the analysis of the scholar grammars’ descriptions and by the evaluation of how grammarians discuss grammar subjects like linguistic evolution, phonetic phenomena, language styles, stylistic resources. The guiding principle of the grammatical texts’ content analysis will attend on the fact of grammatical discourses, sustaining that th...
Na sequência de uma investigação cujo objecto era o conhecimento gramatical escolar (Silva, 2008), na qual se realizaram análises diversas a partir de um corpus de 15 gramáticas de Português, pretende-se, agora, introduzir um olhar específico sobre os modos de (re)configuração da gramática do texto (Lewandowski, 1986: 176) ou da gramática do discurso (Xavier & Mateus, 1992: 193). Assumimos, aqui, como hipótese ...
Na última década e a nível nacional, as provas de aferição e os exames nacionais vêm sendo objecto de polémicas, vindas de distintos quadrantes e de que é exemplo o editorial do jornal Público de 22/6/2009: “Exames 2009: como se prepara o ‘sucesso’ fácil”. Em termos da avaliação educacional, se aceitarmos que “a avaliação é sinónimo de sucesso” (Pacheco & Zabalza, 1995: 7), tal significará que, ao estudar a ava...
No campo do Ensino do Português e no quadro da aprendizagem escolar da gramática, deu-se, desde 2004, uma revolução, como consequência da implementação da nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS). Entretanto, foram sendo publicadas, até 2008, algumas gramáticas escolares de Português, cujo traço comum era o de estarem de “acordo com a TLEBS”. Tendo já estudado manuais escolares ...
Se aceitamos que “a avaliação é sinónimo de sucesso” (Pacheco & Zabalza, 1995: 7), ao estudar a problemática da avaliação e entendendo a avaliação oficial como um factor constitutivo da disciplina de Português, discutiremos como são representados e avaliados os conhecimentos explícitos sobre a língua materna. Assim, na sequência de um outro trabalho sobre a avaliação gramatical (Silva, no prelo), pretendemos, c...
Se entendermos leitura (escolar) como actividade estratégica de (re)construção de sentido(s), em que o leitor interage com os textos em contexto, teremos de assumir a Biblioteca como referência na construção de leitores. Sabendo que a dinamização e o bom funcionamento da Biblioteca Escolar exigem o envolvimento dos agentes educativos, procurámos caracterizar 1) concepções, 2) papéis, 3) relações de professores ...
Aquilo que, neste texto, se pretende estudar é a coerência interna da norma gramatical, retomando para tal uma hipótese de trabalho (Silva, 2008b) – a de que a norma escolarmente adoptada é instituída, em primeira instância, pela força da própria tradição gramatical, representada nas descrições dos compêndios de gramática e reconfigurada pelos manuais e pelas práticas escolares.
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