Os mestrados em ensino da Universidade do Minho preveem a formação do professor/ educador como prático reflexivo e intelectual crítico, conferindo um lugar de relevo à investigação pedagógica no estágio através da construção e avaliação de um “projeto de intervenção pedagógica supervisionada” que deve enquadrar-se numa visão democrática da educação. O projeto dá origem a um relatório final, defendido em provas ...
Tese de doutoramento em Ramo de Estudos da Criança (área em Estudo do Meio Social) ; O desenvolvimento de conceitos de tempo e da compreensão histórica pelos alunos dos primeiros anos de escolaridade foi um domínio de investigação controverso ao longo das últimas décadas. Neste estudo começa por se fazer um ponto da situação desses estudos que serviram de base ao desenvolvimento do estudo empírico que se rel...
Historical consciousness about our past and our ancestors is fundamental in know who we are and we came from, and this is directly associated with our feeling of identity. This idea is expressed strongly by one fourth year student: “If I was here without knowing what happened before, it would be very strange. I wouldn’t know anything, because I didn’t know about the past of my family or about others people. It ...
Este artigo trata do problema da ilegitimidade na freguesia da Meadela (1593-1850) que está directamente dependente dos contextos em que se inserem as mães destes filhos ilegítimos. Procuramos perceber em que medida as estruturas sociais e económicas da época na freguesia são responsáveis pelos elevados índices de ilegitimidade. O problema da ilegitimidade não se confina só a variáveis sociais e económicas, exi...
Comunicação apresentada no VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, Braga, 14-16 Setembro 2005. ; Esta comunicação relata a experiência da construção e uso de genealogias por alunos do 1.º Ciclo, em quatro turmas do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, numa escola de Braga. As turmas foram acompanhadas ao longo dos anos lectivos de 2003-2004 a 2004-2005. Este estudo exploratório está integrado no project...
Nesta comunicação pretende-se reanalisar a questão da introdução/integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos Estudos Sociais. No X Colóquio da AFIRSE, em Novembro de 2000, uma das autoras apresentou uma comunicação em que, motivada pela sugestiva metáfora usada por Martorella salientando que a tecnologia na área de Estudos Sociais é um “gigante adormecido” (1997, p. 551), se analisava o que...
Nesta comunicação apresenta-se uma muito breve abordagem da investigação no campo dos estudos sociais, em especial da compreensão histórica. Numa perspectiva muito ligada à prática apresenta-se uma vertente, muito pujante no Reino Unido, da qual se encontra uma boa síntese na significativa obra colectiva de que Pat Hoodless é editora: History and English in the Primary School: Exploring the Links (História e ...
Nesta comunicação, numa primeira parte, analisa-se muito genericamente as potencialidades pedagógico-didácticas do uso de vários tipos de narrativas e mais aprofundadamente o seu uso no contexto do Estudo do Meio Social por crianças. Apresentam-se as ideias de alguns autores de referência como Kieran Egan e as abordagens integradoras como a Storyline, desenvolvida na Escócia e a sua variante Storypath, desenvol...
The concepts of national and European identities are being widespread discussed and the schools from kindergarten to universities have a role in this discussion. In this case what happens in elementary schools assumes also a special relevance. This paper reports a study on elementary teachers perceptions of Portugueseness and Europeanness. It also tries to reach an understanding of how elementary teachers look ...
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