Document details

Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Author(s): Santos, Leonor cv logo 1 ; Moreira, Darlinda cv logo 2 ; Menezes, Luís cv logo 3 ; Oliveira, Isolina cv logo 4 ; Ponte, João Pedro cv logo 5 ; Martins, Cristina cv logo 6 ; Guerreiro, António cv logo 7 ; Cunha, Helena cv logo 8 ; Duarte, José cv logo 9 ; Martinho, Helena cv logo 10 ; Pinto, Hélia cv logo 11 ; Menino, Hugo cv logo 12 ; Varandas, José Manuel cv logo 13 ; Veia, Luciano cv logo 14 ; Viseu, Floriano cv logo 15

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/5423

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Conhecimento profissional do professor; Atitudes dos alunos; Conhecimento dos alunos em realação à Matemática; Expectativas do professor face aos alunos


Description
Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento rofissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU