Document details

Disrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino Básico

Author(s): Rosário, Pedro cv logo 1 ; Soares, Serafim cv logo 2 ; Mourão, Rosa cv logo 3 ; Núñez Perez, José Carlos cv logo 4 ; González-Pienda, Júlio A. cv logo 5 ; Simões, Fátima cv logo 6 ; Hernández-Pina, Fuensanta cv logo 7

Date: 2005

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/11934

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Disrupção escolar percebida; Agressão; Distracção; Transgressão de regras; Metas escolares; Auto-regulação; Rendimento escolar; Perceived school disruption; Agression; Distraction; Breaking rules; School goals; Self-regulation; School achievement


Description
A literatura refere, recorrentemente, que os processos auto-regulatórios da aprendizagem são essenciais para um percurso escolar de sucesso, sugerindo também que os alunos disruptivos apresentam níveis bastante rudimentares no seu controlo, prognosticando um desempenho escolar pouco favorável. Neste trabalho, analisamos o comportamento disruptivo percebido pelos alunos dos 2.° e 3.° ciclos do Ensino Básico, e analisamos, também, a relação entre a disrupção escolar percebida, o padrão auto-regulatório e o rendimento escolar. De acordo com os resultados obtidos, a disrupção escolar percebida correlaciona-se positivamente com a auto-regulação da aprendizagem e o número de retenções. Por outro lado, decresce ao longo do percurso escolar. Estes dados sugerem a importância de os alunos desenvolverem a mestria nos processos auto-regulatórios, baixando os níveis de insucesso e a disrupção escolar. Self-regulated learning processes are said to be crucial for school success and literature also suggests that disruptive students present very low levels of self-control which most times foretells their bad school performance. This study analyzes the perceived disruptive behaviour of students in middle school (aged between 10-14) and the association of perceived disruption, self-regulation and school achievement. According to the findings school disruption correlates to self-regulated learning and the number of school years failed. On the other side students self-regulated profiles show a decrease along school years. These findings suggest the relevance of students improving their self-regulated processes so as to lower school failure and disruption.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU