Encontrados 8 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Acalásia do Esófago na Criança

Mourato, Paula; Nunes, Teresa; Trindade, Cristina; Simões, Fátima; Rodrigues, Carlos; Ramalho, P. Magalhães

São apresentados os resultados clínicos, radiográficos, manométricos e terapêuticos em seis doentes com o diagnóstico de «Acalásia do Esófago», com idades compreendidas entre os 4,5 e os 13,5 anos constituindo a casuística da Unidade de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital de Santa Maria de 1986 a 1998.Foram a ugurgitação e a perda ponderai as formas de apresentação mais frequentes.A forma de apresentação m...

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

Avaliação de diterpenos isolados de P. ornatus como potenciais inibidores da CO...

Rijo, Patrícia; Fernandes, Ana Sofia; Simões, Fátima; Pinheiro, Lídia

Os produtos naturais são uma importante fonte de possíveis novos fármacos para uso clínico. O Plectranthus ornatus Codd. pertence a um género associado ao isolamento de diterpenos que são compostos responsáveis ??por diversas actividades biológicas. Os três diterpenos em estudo foram isolados no passado de P. ornatus e são agora avaliados como potenciais inibidores da COX-1. Os resultados obtidos sugerem que o ...


Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primei...

Simões,Fátima; Rodrigues,Leonor; Esgalhado,Graça; Guimarães,Carina

O conceito de identidade aparece, de forma recorrente, em diversas áreas da psicologia, embora nem sempre com o destaque que merece em termos do impacto que têm as relações interpessoais em grupos específicos. O seu carácter relacional e a sua tendência para o crescimento quando são proporcionadas experiências cooperativas, dão suporte à nossa investigação cujo objectivo era testar o impacto de um programa de i...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Trabalho de casa, tarefas escolares, auto-regulação e envolvimento parental

Rosário,Pedro; Mourão,Rosa; Soares,Serafim; Chaleta,Elisa; Grácio,Luísa; Simões,Fátima; Núñez,José Carlos; Gonzalez-Pienda,Júlio A.

Urge entender o Trabalho de Casa (TPC) como processo complexo para o qual conflui um vasto leque de factores impactantes. Neste relato analisam-se as relações entre os perfis de atitudes e comportamentos diante do TPC de Inglês e o nível instrutivo dos pais, a auto-eficácia percebida nessa disciplina bem como a correlação entre tais perfis de TPC e os perfis auto-regulatórios, em face do estudo. A amostra tomad...

Data: 2005   |   Origem: OASIS br

Trabalho de casa, tarefas escolares, auto–regulação e envolvimento parental

Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Soares, Serafim; Chaleta, Elisa; Grácio, Maria Luísa; Simões, Fátima; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.

Urge entender o Trabalho de Casa (TPC) como processo complexo para o qual conflui um vasto leque de factores impactantes. Neste relato analisam-se as relações entre os perfis de atitudes e comportamentos diante do TPC de Inglês e o nível instrutivo dos pais, a auto-eficácia percebida nessa disciplina bem como a correlação entre tais perfis de TPC e os perfis auto-regulatórios, em face do estudo. A amostra tomad...


Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervás...

Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Soares, Serafim; Araújo, Joaquim Filipe; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.; Solano Pizarro, Paula

O processo de auto-regulação da aprendizagem é referenciado a ideias, sentimentos e comportamentos governados pelo próprio para reduzir o espaço que o separa dos seus objectivos. Neste sentido, a auto-regulação exige activar e manter no tempo as cognições e os comportamentos, o que sugere encarar o aluno como um governador do seu processo de aprendizagem. Apresentamos as “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo", uma ...


Disrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino Básico

Rosário, Pedro; Soares, Serafim; Mourão, Rosa; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.; Simões, Fátima; Hernández-Pina, Fuensanta

A literatura refere, recorrentemente, que os processos auto-regulatórios da aprendizagem são essenciais para um percurso escolar de sucesso, sugerindo também que os alunos disruptivos apresentam níveis bastante rudimentares no seu controlo, prognosticando um desempenho escolar pouco favorável. Neste trabalho, analisamos o comportamento disruptivo percebido pelos alunos dos 2.° e 3.° ciclos do Ensino Básico, e a...


Ansiedade face aos testes e auto-regulação da aprendizagem : variáveis emociona...

Rosário, Pedro; Soares, Serafim; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.; Simões, Fátima

A ansiedade face aos testes constitui um motivo de preocupação crescente para todos os intervenientes no processo educativo. Este estudo pretende averiguar as relações existentes entre a ansiedade face aos testes e o processo de auto-regulação da aprendizagem dos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Analisamos também a relação entre o comportamento ansiogénico e as percepções de auto-eficácia nas disci...


8 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento



Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia