Encontrados 10 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Auto-regulação da tomada de apontamentos no ensino básico

Soares, Serafim

Tese de Doutoramento em Educação - Área de Especialização de Psicologia da Educação ; Esta dissertação estuda os processos auto-regulatórios da tomada de apontamentos, no domínio da disciplina de Matemática. Mais especificamente, procurámos, num primeiro momento, relacionar esta variável, num modelo de estrutura causal, a montante, com a auto-regulação da aprendizagem e as funções da tomada de apontamentos e,...


Atitudes face à Matemática e rendimento escolar no Sistema Educativo Espanhol

González-Pienda, Júlio A.; Núñez Perez, José Carlos; Solano Pizarro, Paula; Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Soares, Serafim; Silva, Elza; Valle, Antonio

O estudo da relação entre a aprendizagem da Matemática e as atitudes dos alunos face a esta disciplina tem crescido em paralelo com o crescente insucesso dos alunos nestas matérias. O sucesso na Matemática constitui um desafio para a maioria dos sistemas educativos, não só porque a Matemática é considerada como uma das disciplinas fundamentais do currículo escolar, mas também pela sua contribuição estruturante ...


Trabalho de casa, tarefas escolares, auto-regulação e envolvimento parental

Rosário,Pedro; Mourão,Rosa; Soares,Serafim; Chaleta,Elisa; Grácio,Luísa; Simões,Fátima; Núñez,José Carlos; Gonzalez-Pienda,Júlio A.

Urge entender o Trabalho de Casa (TPC) como processo complexo para o qual conflui um vasto leque de factores impactantes. Neste relato analisam-se as relações entre os perfis de atitudes e comportamentos diante do TPC de Inglês e o nível instrutivo dos pais, a auto-eficácia percebida nessa disciplina bem como a correlação entre tais perfis de TPC e os perfis auto-regulatórios, em face do estudo. A amostra tomad...

Data: 2005   |   Origem: OASIS br

El aprendizaje escolar examinado desde la perspectiva del «Modelo 3P» de J. Biggs

Rosário, Pedro; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.; Almeida, Leandro S.; Soares, Serafim; Rubio, Marta

El objetivo de este trabajo es presentar la contrastación de un modelo teórico de aprendizaje en el cual se postula que, de acuerdo con el Modelo 3P (Biggs, 1987a, 1993a), las variables de presagio inciden sobre las de producto, mediadas por las de proceso. El modelo ha sido analizado en base a las respuestas dadas por 561 estudiantes portugueses de Educación Secundaria, a un conjunto de instrumentos de medida ...


Trabalho de casa, tarefas escolares, auto–regulação e envolvimento parental

Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Soares, Serafim; Chaleta, Elisa; Grácio, Maria Luísa; Simões, Fátima; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.

Urge entender o Trabalho de Casa (TPC) como processo complexo para o qual conflui um vasto leque de factores impactantes. Neste relato analisam-se as relações entre os perfis de atitudes e comportamentos diante do TPC de Inglês e o nível instrutivo dos pais, a auto-eficácia percebida nessa disciplina bem como a correlação entre tais perfis de TPC e os perfis auto-regulatórios, em face do estudo. A amostra tomad...


Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervás...

Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Soares, Serafim; Araújo, Joaquim Filipe; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.; Solano Pizarro, Paula

O processo de auto-regulação da aprendizagem é referenciado a ideias, sentimentos e comportamentos governados pelo próprio para reduzir o espaço que o separa dos seus objectivos. Neste sentido, a auto-regulação exige activar e manter no tempo as cognições e os comportamentos, o que sugere encarar o aluno como um governador do seu processo de aprendizagem. Apresentamos as “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo", uma ...


Disrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino Básico

Rosário, Pedro; Soares, Serafim; Mourão, Rosa; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.; Simões, Fátima; Hernández-Pina, Fuensanta

A literatura refere, recorrentemente, que os processos auto-regulatórios da aprendizagem são essenciais para um percurso escolar de sucesso, sugerindo também que os alunos disruptivos apresentam níveis bastante rudimentares no seu controlo, prognosticando um desempenho escolar pouco favorável. Neste trabalho, analisamos o comportamento disruptivo percebido pelos alunos dos 2.° e 3.° ciclos do Ensino Básico, e a...


Ansiedade face aos testes e auto-regulação da aprendizagem : variáveis emociona...

Rosário, Pedro; Soares, Serafim; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.; Simões, Fátima

A ansiedade face aos testes constitui um motivo de preocupação crescente para todos os intervenientes no processo educativo. Este estudo pretende averiguar as relações existentes entre a ansiedade face aos testes e o processo de auto-regulação da aprendizagem dos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Analisamos também a relação entre o comportamento ansiogénico e as percepções de auto-eficácia nas disci...


Processos de auto-regulação da aprendizagem e realização escolar no Ensino Básico

Rosário, Pedro; Soares, Serafim; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.; Rubio, Marta

Ao longo destes últimos anos, um dos objectivos fundamentais das políticas educativas tem acentuado a necessidade da educação formal promover nos alunos a utilização de estratégias de auto-regulação da sua aprendizagem no sentido de promover aprendizagens significativas. Estas competências são consideradas fundamentais, não só para os alunos guiarem a própria progressão educativa, mas também para assegurar a co...


Ansiedade face aos testes e realização escolar no Ensino Básico Português

Rosário, Pedro; Soares, Serafim

A literatura refere, recorrentemente, uma elevada prevalência da ansiedade face aos testes nos alunos dos diferentes níveis de Ensino. A presunção de que a ansiedade face aos testes interfere com a normal realização escolar tem sido a pedra basilar em muitos dos avanços sucessivos do nosso conhecimento nesta área (Covington, 1992). Os seus efeitos parecem estar mais intimamente relacionados com a dimensão Pensa...


10 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia