Encontrados 6 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Impacto de un programa de autorregulación del aprendizaje en estudiantes de Grado

Hernández-Pina, Fuensanta; Rosário, Pedro; Cuesta Sáez de Tejada, José David

En este artículo presentamos los resultados de una investigación dirigida a analizar aspectos relacionados con las estrategias y procesos de autorregulación del aprendizaje en un grupo de estudiantes de tercero de la titulación de Pedagogía. El propósito de este trabajo es evaluar un programa de promoción de estrategias de autorregulación del aprendizaje diseñado para incrementar los conocimientos de los estudi...


Discursos de pais e alunos sobre o aprender: um estudo no 5º ano de escolaridade

Rosário,Pedro; Mendes,Maria Teresa; Grácio,Maria Luísa; Chaleta,Elisa; Núñez,José Carlos; González-Pienda,Júlio; Hernández-Pina,Fuensanta

O significado atribuído ao fenómeno "aprender " é influenciado pela inte-relação entre indivíduos, contextos e culturas. A idade do aluno, as concepções familiares e culturais e o contexto de ensino constituem-se como alguns dos aspectos que influenciam as concepções de aprendizagem dos alunos. O estudo apresentado, realizado no marco teórico fenomenográfico, está focalizado na descrição das concepções das pess...

Data: 2006   |   Origem: OASIS br

Discursos de pais e alunos sobre o aprender : um estudo no 5º ano de escolaridade

Rosário, Pedro; Mendes, Maria Teresa; Grácio, Maria Luísa; Chaleta, Elisa; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.

O significado atribuído ao fenómeno “aprender” é influenciado pela inte-relação entre indivíduos, contextos e culturas. A idade do aluno, as concepções familiares e culturais e o contexto de ensino constituem-se como alguns dos aspectos que influenciam as concepções de aprendizagem dos alunos. O estudo apresentado, realizado no marco teórico fenomenográfico, está focalizado na descrição das concepções das pesso...


Promoción del aprendizaje estratégico y competencias de aprendizaje en estudian...

Hernández-Pina, Fuensanta; Rosário, Pedro; Cuesta Sáez de Tejada, José David; Martinez-Clares, Pilar; Ruiz-Lara, Encarna

En el marco del Espacio Europeo de Educación Superior (EE ES) se requieren procesos de enseñanza-aprendizaje centrados en la promoción de competencias y de estrategias que capaciten a los alumnos para unestudio y un aprendizaje autónomos. El proyecto PACA (Promoción de Autorregulación y Competencias de Aprendizaje) trata de equipar a los alumnos universitarios con las herramientas estratégicas necesarias para ...


Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação d...

Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Salgado, Ana Isabel Gomes; Rodrigues, Ângela; Silva, Cândida Sofia Torres da; Marques, Carina; Amorim, Liliana

A ética de trabalho está no topo da agenda educativa. A literatura, mas também a prática dos docentes, sugerem que a promoção da autonomia e a responsabilização dos alunos é um eixo estruturante no processo de aprendizagem dos alunos independentemente do ciclo de ensino. Neste trabalho, discutimos o conceito de auto-regulação da aprendizagem, a sua relevância na aprendizagem, e também algumas implicações e desa...


Disrupção percebida e auto–regulação da aprendizagem no Ensino Básico

Rosário, Pedro; Soares, Serafim; Mourão, Rosa; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.; Simões, Fátima; Hernández-Pina, Fuensanta

A literatura refere, recorrentemente, que os processos auto-regulatórios da aprendizagem são essenciais para um percurso escolar de sucesso, sugerindo também que os alunos disruptivos apresentam níveis bastante rudimentares no seu controlo, prognosticando um desempenho escolar pouco favorável. Neste trabalho, analisamos o comportamento disruptivo percebido pelos alunos dos 2.° e 3.° ciclos do Ensino Básico, e a...


6 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data




Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia