Background: Although academic achievement is believed to be an important factor in students’ decision to continue studying at university, research on this topic is limited. Method: The current study analyzed the relationship between academic achievement and the intention of 327 non-traditional students to continue studying at university, using a path model. Results: The central hypothesis of the study was confi...
Tese de mestrado em Estatística e Investigação Operacional, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2013 ; A Teoria de Valores Extremos (EVT) focou inicialmente a sua atenção no estudo do comportamento do máximo de sucessões de variáveis aleatórias independentes e identicamente distribuídas (i.i.d.). A publicação do Teorema de Tipos Extremais por Leonard Tippett, Sir Ronald Fish...
The current paper investigates the extent to which teachers’ approaches to teaching (the Information Transmission/Teacher-Focused (ITTF) approach, and the Conceptual Change/Student-Focused (CCSF) approach) can be explained by contextual variables (class size, perceived control of the teaching process, relationship with the students) and teacher variables (gender, teaching experience and pedagogical training). T...
El objetivo del presente estudio ha sido analizar la capacidad predictiva de diferentes variables motivacionales, comportamentales y so-cio-educativas sobre el uso de estrategias de autorregulación del aprendiza-je. Se ha trabajado con una muestra de 552 alumnos universitarios de pri-mer curso de diferentes titulaciones. Los resultados de los análisis de regre-sión jerárquica muestran que el uso de estrategias ...
A Constituição da República Portuguesa anuncia-a como soberana (artigo 3.º número 2) e assente na dignidade da pessoa humana (artigo 1.º). Igualmente, prevê no seu artigo 16.º, número 1, que os direitos fundamentais nela consagrados não excluem quaisquer outros constantes das leis e das regras aplicáveis de Direito Internacional e que as normas emanadas dos órgãos competentes das organizações internacionais de ...
Este estudo identifica concepções de aprendizagem de estudantes explorando eventuais diferenças desenvolvimentais e relacionadas com diferentes experiências de aprendizagem ao longo de etapas educativas fulcrais do sistema educativo português. A investigação foi realizada numa perspectiva fenomenográfica com 48 estudantes pertencentes ao 9.º ano, 12-º ano e 4.º ano de cursos de licenciatura universitária sobre ...
Vivemos, em Portugal, na Europa, como no resto do Mundo, momentos de alguma sobrevalorização de soluções imediatas em prejuízo dos Direitos, Liberdades e Garantias dos Cidadãos. Constituem-se e transmitem-se bases de dados de ADN, com dados dos cidadãos, registam-se, organizam-se e transmitem-se ficheiros com o registo das comunicações efectuadas pelos cidadãos, são detidos cidadãos por mera suspeita da sua eve...
En el marco de la teoría social cognitiva, en este trabajo se in-vestiga en qué medida el rendimiento escolar (Lengua y Matemáticas) puede ser explicado por el uso de estrategias de aprendizaje autorregulado y cómo este tipo de comportamiento deseable puede estar condicionado por la utilidad percibida de su uso y por la competencia percibida para su ejecución. Para completar el modelo de ecuaciones estructurale...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |