Detalhes do Documento

Trabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação d...

Autor(es): Rosário, Pedro cv logo 1 ; Mourão, Rosa cv logo 2 ; Salgado, Ana Isabel Gomes cv logo 3 ; Rodrigues, Ângela cv logo 4 ; Silva, Cândida Sofia Torres da cv logo 5 ; Marques, Carina cv logo 6 ; Amorim, Liliana cv logo 7 ; Machado, Sandrine cv logo 8 ; Núñez Perez, José Carlos cv logo 9 ; González-Pienda, Júlio A. cv logo 10 ; Hernández-Pina, Fuensanta cv logo 11

Data: 2006

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11903

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ética de trabalho; Auto-regulação da aprendizagem; Sucesso educativo; Professional ethics; Self-regulated; School achievement


Descrição
A ética de trabalho está no topo da agenda educativa. A literatura, mas também a prática dos docentes, sugerem que a promoção da autonomia e a responsabilização dos alunos é um eixo estruturante no processo de aprendizagem dos alunos independentemente do ciclo de ensino. Neste trabalho, discutimos o conceito de auto-regulação da aprendizagem, a sua relevância na aprendizagem, e também algumas implicações e desafios que este construto levanta à prática educativa. Elaboramos ainda sobre a possibilidade de os professores ensinarem e treinarem com os alunos estratégias de auto-regulação da aprendizagem com vista a incrementarem o seu sucesso educativo. Professional ethics is top of educational agenda nowadays. Not only literature in the area but also teaching practice suggest that improving students' autonomy and responsibility is crucial work because these are the learning process' basis whatever the school level may be. This article discusses self-regulatory learning concept, its main role in learning, and some of its implications and challenges to the teaching practice. We also illustrate the possibility of students being taught and trained in self-regulated learning strategies as a way of improving their school achievement.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia