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Trabalho de casa, tarefas escolares, auto–regulação e envolvimento parental

Autor(es): Rosário, Pedro cv logo 1 ; Mourão, Rosa cv logo 2 ; Soares, Serafim cv logo 3 ; Chaleta, Elisa cv logo 4 ; Grácio, Maria Luísa cv logo 5 ; Simões, Fátima cv logo 6 ; Núñez Perez, José Carlos cv logo 7 ; González-Pienda, Júlio A. cv logo 8

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11871

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Trabalho de casa (TPC); Aprendizagem auto-regulada; Envolvimento parental; Homework; Self-regulated learning; Parent involvement


Descrição
Urge entender o Trabalho de Casa (TPC) como processo complexo para o qual conflui um vasto leque de factores impactantes. Neste relato analisam-se as relações entre os perfis de atitudes e comportamentos diante do TPC de Inglês e o nível instrutivo dos pais, a auto-eficácia percebida nessa disciplina bem como a correlação entre tais perfis de TPC e os perfis auto-regulatórios, em face do estudo. A amostra tomada é composta de 3929 alunos. O nível instrutivo dos pais associa-se positiva e significativamente aos perfis de atitudes e comportamentos de TPC. As atitudes e comportamentos de TPC correlacionam-se, positiva e significativamente, com os perfis auto-regulatórios, diante do estudo. Alunos que se percepcionam como mais auto-eficazes registam melhores perfis de atitudes e comportamentos de TPC. Os resultados sugerem a necessidade de os diferentes parceiros do sistema educativo analisarem e promoverem activamente os processos auto-regulatórios envolvidos no ensino-aprendizagem em geral e no TPC em particular. There is a need to view homework (HW) as a process for which a vast number of obstructive factors converges. In this report the interrelations between students of English as a Foreign Language, homework attitudes and behaviors, and their parents’ education and students’ perceived self-efficacy in EFL are analyzed. The correlation between students’ EFL homework attitudes and behaviors and students’ self-regulated learning profiles are also discussed. The study involved 3929 students, from 5th to 9th grades compulsory education. The collected data evidenced the positive and significant associations between EFL students’ attitudes and behaviors towards homework and the parents’ education and students’ perceived self-efficacy in EFL. The correlation between EFL students’ attitudes and behaviors towards homework and students’ self-regulated learning profiles proves to be positive and significant. Calling the attention of teachers and educators to the main role of motivational and self-regulatory aspects involved in the learning process and, particularly, in the homework process, is the ultimate feature of the present article.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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