Os estudantes apresentam diversas conceptualizações acerca do que é aprender. As mesmas podem sintetizar-se em duas posições predominantes: 1. Concepções Superficiais da Aprendizagem 2. Concepções Profundas da Aprendizagem
A investigação sobre a aprendizagem tem vindo a explorar um conjunto de dimensões relacionadas com a aquisição e a compreensão de conhecimentos, a aquisição de habilidades e estratégias complexas e a resolução de problemas, no pressuposto de que esta ocorre num determinado contexto que a pode influenciar, optimizando-a ou constrangendoa(Efklides,2006). Vários têm sido os modelos desenvolvidos para explicar a ap...
A multiplicidade de estudos realizados no âmbito da cognição e da aprendizagem revela a complexidade do acto de conhecer e uma “parafernália” de factores a ele associados a que não foge a investigação realizada no âmbito do ensino superior. A preocupação com a origem do conhecimento remonta à antiguidade e aos filósofos gregos que debatiam questões e conceitos que, muitos séculos depois, passariam a constituir ...
Resumo: A investigação no âmbito do ensino superior estabeleceu forte relação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que essa aprendizagem decorre. Neste estudo recorremos ao instrumento adaptado para a população portuguesa por Chaleta et al (2012) para avaliar a experiencia no curso de estudantes do ensino superior. Este instrumento denominado na versão portugue...
A investigação sobre a aprendizagem no ensino superior estabeleceu uma associação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que decorre essa aprendizagem. Tendo em conta a relevância desta componente para a qualidade da aprendizagem no ensino superior o objectivo deste estudo é identificar a estrutura factorial do CEQ - Questionário de Experiência no Curso (Ramsden, 2...
Subjects present different ways to conceptualize and experience learning (e.g., Saljo, 1979; Marton, Dall Álba & Beaty (1993). This has also been confirmed by portuguese researches (e.g., Grácio 2002, Rosário et al., 2007). It was found the conceptions of learning influence the way students approach learning and the quality of learning outcomes. It was also established a link between the student conception of ...
Research on learning in higher education established association between the way students learn and their perception about the contexts in which this learning takes place. Given the relevance of this component to the quality of learning in higher education the aim of this study is to identify the factorial structure of the CEQ – Course Experience Questionnaire (Ramsden, 2006) validating it for the Portuguese st...
A entrada para a universidade constitui-se como um desafio para os estudantes na medida em que arrasta inúmeras mudanças e desafios cognitivos, sócio-emocionais, adaptativos e de aprendizagem. A passagem para o ensino superior é pois entendida como uma transição, na medida em que envolve uma mudança de vida, de aprendizagem, de conhecimento e compreensão, de atitudes, valores e competências por parte do estudan...
A educação inclusiva tem vindo a afirmar-se como um movimento educativo que permite criar igualdade de oportunidades para todas as crianças. Para que tal aconteça é fulcral que os professores que actuam em salas de aula do ensino regular tenham acesso a métodos, estratégias e técnicas que lhes permitam uma acção educativa inclusiva e, simultaneamente, promotora do potencial académico, emocional e social. Torna-...
Resumo As práticas educativas inclusivas continuam a constituir um desafio no quotidiano das escolas europeias, volvidas quase duas décadas sobre a Declaração de Salamanca. Professores, pais e educadores em geral questionam-se diariamente sobre como promover práticas educativas mais inclusivas. É neste contexto que a Comissão Europeia, no âmbito do Programa Comenius, continua a privilegiar projectos com tal int...
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