Encontrados 30 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Concepções de aprendizagem em estudantes do ensino superior português – um estu...

Grácio, Luisa; Chaleta, Elisa; Santos, G.; Leal, Fátima; Nico, Bravo

Os estudantes apresentam diversas conceptualizações acerca do que é aprender. As mesmas podem sintetizar-se em duas posições predominantes: 1. Concepções Superficiais da Aprendizagem 2. Concepções Profundas da Aprendizagem


Concepções de aprendizagem em estudantes do ensino superior português - um est...

Grácio, Luisa; Chaleta, Elisa; Santos, G.; Nico, Bravo

A investigação sobre a aprendizagem tem vindo a explorar um conjunto de dimensões relacionadas com a aquisição e a compreensão de conhecimentos, a aquisição de habilidades e estratégias complexas e a resolução de problemas, no pressuposto de que esta ocorre num determinado contexto que a pode influenciar, optimizando-a ou constrangendoa(Efklides,2006). Vários têm sido os modelos desenvolvidos para explicar a ap...


Orquestração da Aprendizagem no Ensino Superior.

Chaleta, Elisa

A multiplicidade de estudos realizados no âmbito da cognição e da aprendizagem revela a complexidade do acto de conhecer e uma “parafernália” de factores a ele associados a que não foge a investigação realizada no âmbito do ensino superior. A preocupação com a origem do conhecimento remonta à antiguidade e aos filósofos gregos que debatiam questões e conceitos que, muitos séculos depois, passariam a constituir ...


Experiência no curso – contributo para a qualidade do ensino superior português

Chaleta, Elisa

Resumo: A investigação no âmbito do ensino superior estabeleceu forte relação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que essa aprendizagem decorre. Neste estudo recorremos ao instrumento adaptado para a população portuguesa por Chaleta et al (2012) para avaliar a experiencia no curso de estudantes do ensino superior. Este instrumento denominado na versão portugue...


Adaptação e validação do CEQ – Questionário de Experiência no Curso – Contribut...

Chaleta, Elisa; Sampaio, Ana; Saraiva, Margarida; Grácio, Luísa; Leal, Fátima; Santos, Graça; Sebastião, Luís; Candeias, Adelinda

A investigação sobre a aprendizagem no ensino superior estabeleceu uma associação entre a forma como os estudantes aprendem e a percepção que têm sobre os contextos em que decorre essa aprendizagem. Tendo em conta a relevância desta componente para a qualidade da aprendizagem no ensino superior o objectivo deste estudo é identificar a estrutura factorial do CEQ - Questionário de Experiência no Curso (Ramsden, 2...


Quality of Learning in Higher Education: Students’ Conceptions of Learning as a...

Chaleta, Elisa; Gracio, Luisa; Ramalho, Gloria

Subjects present different ways to conceptualize and experience learning (e.g., Saljo, 1979; Marton, Dall Álba & Beaty (1993). This has also been confirmed by portuguese researches (e.g., Grácio 2002, Rosário et al., 2007). It was found the conceptions of learning influence the way students approach learning and the quality of learning outcomes. It was also established a link between the student conception of ...


Adaptation and validation of CEQ – Course Experience Questionnaire – Contributi...

Chaleta, Elisa; Sampaio, Ana; Saraiva, Margarida; Grácio, Luisa; Leal, Fátima; Santos, Graça; Sebastião, Luis; Candeias, Adelinda

Research on learning in higher education established association between the way students learn and their perception about the contexts in which this learning takes place. Given the relevance of this component to the quality of learning in higher education the aim of this study is to identify the factorial structure of the CEQ – Course Experience Questionnaire (Ramsden, 2006) validating it for the Portuguese st...


Facilitação da adaptação ao Ensino Superior: um programa de tutoria por pares.

Grácio, Luísa; Chaleta, Elisa

A entrada para a universidade constitui-se como um desafio para os estudantes na medida em que arrasta inúmeras mudanças e desafios cognitivos, sócio-emocionais, adaptativos e de aprendizagem. A passagem para o ensino superior é pois entendida como uma transição, na medida em que envolve uma mudança de vida, de aprendizagem, de conhecimento e compreensão, de atitudes, valores e competências por parte do estudan...


Actividades de Enriquecimento Curricular na opinião de Pais e Professores.

Moreira, Lurdes; Cid, Marilia; Fialho, Isabel; Grácio, Luísa; Chaleta, Elisa

A educação inclusiva tem vindo a afirmar-se como um movimento educativo que permite criar igualdade de oportunidades para todas as crianças. Para que tal aconteça é fulcral que os professores que actuam em salas de aula do ensino regular tenham acesso a métodos, estratégias e técnicas que lhes permitam uma acção educativa inclusiva e, simultaneamente, promotora do potencial académico, emocional e social. Torna-...


Distinc Project – Developing an in Service Training for Inclusive Classroom Pra...

Grácio, Luísa; Cid, Marilia; Chaleta, Elisa; Fialho, Isabel; Candeias, Adelinda; Saragoça, Maria José; Rosário, Cristina; Cruz, Vitor; Rebelo, Nicole

Resumo As práticas educativas inclusivas continuam a constituir um desafio no quotidiano das escolas europeias, volvidas quase duas décadas sobre a Declaração de Salamanca. Professores, pais e educadores em geral questionam-se diariamente sobre como promover práticas educativas mais inclusivas. É neste contexto que a Comissão Europeia, no âmbito do Programa Comenius, continua a privilegiar projectos com tal int...


30 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento





Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia