Document details

A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática

Author(s): Ponte, João Pedro cv logo 1 ; Guerreiro, António cv logo 2 ; Cunha, Helena cv logo 3 ; Duarte, José cv logo 4 ; Martinho, Helena cv logo 5 ; Martins, Cristina cv logo 6 ; Menezes, Luís cv logo 7 ; Menino, Hugo cv logo 8 ; Pinto, Hélia cv logo 9 ; Santos, Leonor cv logo 10 ; Varandas, José cv logo 11 ; Veia, Luciano cv logo 12 ; Viseu, Floriano cv logo 13

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/1162

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Subject(s): Formação inicial de professores; Comunicação; Matemática; Currículo


Description
Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU