Author(s):
Ponte, João Pedro
; Guerreiro, António
; Cunha, Helena
; Duarte, José
; Martinho, Helena
; Martins, Cristina
; Menezes, Luís
; Menino, Hugo
; Pinto, Hélia
; Santos, Leonor
; Varandas, José
; Veia, Luciano
; Viseu, Floriano
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.19/1162
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
Subject(s): Formação inicial de professores; Comunicação; Matemática; Currículo
Description
Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores, em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 12 estudos de caso. Os resultados mostram que a comunicação é vista pelos jovens professores como um suporte de um ambiente geral que poderá favorecer, em termos globais, a aprendizagem. No entanto, são relativamente poucos aqueles que identificam a comunicação como um objectivo curricular importante da disciplina de Matemática e que apontam estratégias consistentes para a promover, tanto na sua vertente oral como na sua vertente escrita. São ainda menos os que apontam a comunicação como um processo fundamental para o desenvolvimento de significados matemáticos por parte dos alunos. Estes resultados sugerem que as instituições de formação podem ter interesse em reflectir sobre as suas práticas de formação neste domínio.