Tese de doutoramento em História (História Medieval), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Letras, 2004
Trabalho de síntese, para prova de aptidão pedagógica e capacidade científica, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1994 ; Não disponibilizado pelo autor
A variação rápida da rigidez das vias férreas, quer devido a mudança de solução estrutural, quer devido a alteração das condições geotécnicas pode induzir vibrações de amplitude excessiva à passagem de comboios de alta velocidade. Este comportamento causa desgaste da via. Nesta comunicação abordam-se aspectos de modelação e análise do problema. A contribuição consiste em desenvolvimento das soluções analíticas ...
Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial do...
Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A m...
Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A m...
Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre am...
Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial do...
Este artigo analisa um dispositivo de supervisão virtual, centrado num fórum de discussão, no estágio pedagógico de um curso de formação inicial de professores de Matemática. Este fórum teve como objectivos a reflexão sobre os problemas emergentes da prática profissional, a problematização dessa mesma prática e a partilha de experiências. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa, baseada em e...
This paper analyses a virtual supervision setting (e-mail and forum) during the practicum in a pre-service secondary school mathematics teacher education program. It is a study of the authors’ own professional practice using a qualitative-interpretative approach and case studies of student teachers. The results show that the setting was significant for pre-service teachers who had a more reflective attitude, bu...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |