Encontrados 20 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Bonus Rex ou Rex Inutilis

Varandas, José Manuel Henriques, 1963-

Tese de doutoramento em História (História Medieval), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Letras, 2004


Monacato feminino e domínio rural: o património do Mosteiro de Santa Maria de A...

Varandas, José Manuel Henriques, 1963-

Trabalho de síntese, para prova de aptidão pedagógica e capacidade científica, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1994 ; Não disponibilizado pelo autor


Vibrações associadas à variação rápida da rigidez da via férrea por acção de ca...

Dimitrovová, Zuzana; Varandas, José N.; de Almeida, João R.; Silva, Manuel A.G.

A variação rápida da rigidez das vias férreas, quer devido a mudança de solução estrutural, quer devido a alteração das condições geotécnicas pode induzir vibrações de amplitude excessiva à passagem de comboios de alta velocidade. Este comportamento causa desgaste da via. Nesta comunicação abordam-se aspectos de modelação e análise do problema. A contribuição consiste em desenvolvimento das soluções analíticas ...

Data: 2010   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática

Ponte, João Pedro; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; Menino, Hugo; Pinto, Hélia

Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial do...


Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena

Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A m...


Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro da; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena

Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A m...


Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Santos, Leonor; Moreira, Darlinda; Menezes, Luís; Oliveira, Isolina; Ponte, João Pedro; Martins, Cristina; Guerreiro, António; Cunha, Helena

Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre am...

Data: 2008   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática

Ponte, João Pedro da; Guerreiro, António; Cunha, Helena; Duarte, José; Martinho, Helena; Martins, Cristina; Menezes, Luís; Menino, Hugo; Pinto, Hélia

Este artigo visa conhecer o modo como jovens professores, de diversos níveis de ensino, recém diplomados por instituições de formação inicial, orientam a comunicação nas suas aulas, a que aspectos tendem a dar atenção, que dificuldades sentem. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial do...


Um dispositivo de interacção virtual de suporte à reflexão na formação inicial ...

Ponte, João Pedro da; Oliveira, Paulo; Varandas, José Manuel; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena

Este artigo analisa um dispositivo de supervisão virtual, centrado num fórum de discussão, no estágio pedagógico de um curso de formação inicial de professores de Matemática. Este fórum teve como objectivos a reflexão sobre os problemas emergentes da prática profissional, a problematização dessa mesma prática e a partilha de experiências. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa, baseada em e...


Using ICT to support reflection in pre-service mathematics teacher education

Ponte, João Pedro da; Oliveira, Paulo; Varandas, José Manuel; Oliveira, Hélia; Fonseca, Helena

This paper analyses a virtual supervision setting (e-mail and forum) during the practicum in a pre-service secondary school mathematics teacher education program. It is a study of the authors’ own professional practice using a qualitative-interpretative approach and case studies of student teachers. The results show that the setting was significant for pre-service teachers who had a more reflective attitude, bu...


20 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento





Recurso








Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia