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“Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores ...

Autor(es): Torres, Ana Cristina cv logo 1 ; Nascimento, Patrícia cv logo 2 ; Rodrigues, Ana cv logo 3 ; Couceiro, Fernanda cv logo 4 ; Vieira, Rui Marques cv logo 5 ; Vieira, Celina Tenreiro cv logo 6 ; Jorge, Manuela cv logo 7 ; Paixão, Fátima cv logo 8 ; Praia, João cv logo 9 ; Martins, Isabel cv logo 10

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1318

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Ciência viva; Educação em ciências; Formação de frofessores; Trabalho prático do tipo investigativo; Recursos/materiais didácticos


Descrição
Apresenta-se o percurso desenvolvido na primeira fase do projecto Ciência Viva nº 287 intitulado “Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experimentar e Agir para a Compreensão”, cuja concretização assume uma atitude de articulação entre investigação, formação de professores e inovação. Pretende-se explorar algumas das fronteiras entre a escola e a investigação em Educação em Ciências, tendo como meta a promoção de práticas inovadoras no ensino experimental das Ciências, focando o desenvolvimento de competências para a compreensão da trilogia Ciência-Tecnologia- Sociedade [CTS]. Num trabalho colaborativo entre a equipa e os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico [1º CEB], encara-se a prática e as escolas como contextos de reflexão usando a formação como um processo para se consolidarem parcerias entre instituições de investigação e escolas do ensino básico. Neste contexto, organizou-se um conjunto de workshops para os professores envolvidos no sentido de estes ganharem confiança para se optimizar a implementação das actividades propostas e a utilização dos recursos/materiais preparados. Tais sessões permitiram também à equipa conhecer, de modo particular, dificuldades que emergem dos novos desafios com que os professores se deparam, no âmbito da Educação em Ciências. Reconhecendo os contextos educativos como contextos dinâmicos, importa, assim, analisar estas dificuldades numa abordagem sistémica e complexa para melhor interpretar esses desafios e elaborar futuras propostas de apoio aos professores. Tais propostas poderão inserir-se em projectos de investigação fundamentados, tendo em atenção princípios que constituem o paradigma da complexidade, tais como a totalidade, recursividade, imprevisibilidade.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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