Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território – área de especialização em Planeamento e Ordenamento do Território ; No atual quadro da política de ordenamento do território e em tempos marcados por grande instabilidade no panorama político e económico-financeiro, com acentuadas repercussões territoriais, urge apresentar metodologias que...
O conceito de cidadania não é vivenciado da mesma forma nos diferentes grupos sociais. Quando analisamos as diferentes formas de violação de direitos, percebemos diversos processos de exclusão e deslegitimação dos sujeitos. A sociedade capitalista estratifica e marginaliza, várias categorias sociais referendadas como inferiores. Cria através desta distinção inúmeros mecanismos de violência simbólica e material....
Uma ampla variedade de doenças neoplásicas é vista em espécies de aves de estimação, sendo que freqüentemente se apresentam como massas ou lesões que ocupam espaço, tendo suas aparências variadas e, com isso, devem ser diferenciadas. Neoplasias de origem musculares são raras em espécies de aves domésticas ou de vida livre. Rabdomiossarcomas geralmente se manifestam como nódulos irregulares na região das asas e ...
O objetivo deste trabalho é descrever como as adolescentes se relacionavam com seus familiares antes e após a descoberta da gravidez. Participaram quinze adolescentes que se encontravam no puerpério, em uma maternidade pública. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Para a análise dos dados recorremos à abordagem qualitativa. Os resultados indicam que as adolescentes vivia...
Apresenta-se o percurso desenvolvido na primeira fase do projecto Ciência Viva nº 287 intitulado “Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experimentar e Agir para a Compreensão”, cuja concretização assume uma atitude de articulação entre investigação, formação de professores e inovação. Pretende-se explorar algumas das fronteiras entre a escola e a investigação em Educação em Ciências, tendo como meta a promoção de pr...
Reconhecendo a necessidade de promover a melhoria no ensino das Ciências, desde os primeiros anos, desenvolveu-se, implementou-se e encontra-se em avaliação um projecto que pretende promover processos fundamentados e inovadores para o ensino experimental das Ciências nas escolas do 1o Ciclo do Ensino Básico [1oCEB]. Num trabalho colaborativo entre a equipa do projecto e 261 professores do 1oCEB do distrito de A...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |