A Investigação em Educação ao longo dos últimos 30 anos tem vindo a fortalecer-se, salientando-se a sua multiplicidade de paradigmas e naturezas. As razões para este facto residem numa miríade de fatores, sendo de destacar as que se prendem com as linhas de investigação de vários grupos e centros de investigação bem como as múltiplas preocupações e interesses dos investigadores desta área do conhecimento. A for...
A formação continuada constitui um eixo fundamental para o desenvolvimento profissional dos docentes e tem ocupado lugar de destaque na investigação em educação. O presente estudo foi realizado com um grupo de 20 educadoras de infância, de um Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal, que se encontrava a frequentar a oficina de formação “Despertar para a Ciência - Atividades dos 3 aos 6 - Formação de Educador...
Neste artigo apresenta-se, sinteticamente, um trabalho de investigação desenvolvido no âmbito dos estudos de Doutoramento em Didática e Formação cuja principal finalidade foi desenvolver um programa de formação [PF] continuada destinado aos educadores de infância do distrito de Bragança - Portugal com vista à implementação do trabalho prático e experimental nas suas práticas didático-pedagógicas, em conformida...
Neste artigo apresenta-se um trabalho de investigação, cuja principal finalidade foi desenvolver um programa de formação continuada destinado aos educadores de infância com vista à implementação do trabalho prático e experimental nas suas práticas didático-pedagógicas, em conformidade com as metas das ciências para a educação de infância que preconizam a sua abordagem numa perspectiva CTS.
This book is part of a broader work in the framework of the doctoral studies undertaken in Didactics and Training at the University of Aveiro, Portugal. This work is divided into Introduction, three chapters, conclusion and bibliographic references. The introduction provides the context of the research and makes a brief reference to the guidelines that underpin the reported research work. Along the introduction...
A educação em ciências deve promover a literacia das crianças, pelo que, se deve investir nesta área do saber desde os primeiros anos de escolaridade. É neste contexto que a abordagem das ciências, numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade, assume um papel integrante e integrador das aprendizagens das crianças, de acordo com as atuais orientações curriculares na área das ciências. Para atingir esta finalidad...
Relata-se parte de um trabalho de investigação realizado com a finalidade de desenvolver um programa de formação para educadores de infância com vista à implementação do trabalho prático e experimental nas suas práticas didático-pedagógicas com orientação ciência-tecnologia-sociedade. Verifica-se que é possível implementar pelos educadores o trabalho prático e experimental.
In different countries efforts have been made to integrate critical thinking into science curricula, recognizing that it is necessary to live in a plural society with citizenship competence. However, this objective has not been appropriately implemented in classrooms. One of the obstacles is the fact that teachers do not have a clear idea about critical thinking because the meaning ascribed to critical thi...
Assuming science education in the early years as the stepping stone for the development of scientific and technological literacy, a teacher training program was developed with six kindergarten teachers in Portugal. Its aim was to promote the (re)construction of their subject content and pedagogical knowledge leading to innovative practices, based on the characterization of their profile, shortcomings and practi...
Este trabalho enquadra-se num estudo mais amplo desenvolvido no âmbito do Doutoramento em Didáctica e Formação. O seu principal propósito é divulgar, partilhar e suscitar a discussão sobre alguns dos resultados obtidos ao longo da investigação e que podem ser relevantes para a educação em ciências. Destaca-se, neste contexto, o conceito que os educadores de infância do distrito de Bragança apresentam sobre trab...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |