A presente secção é constituída por seis partes e visa descrever detalhadamente as actividades efectuadas no decurso do projecto IPEC. Após uma breve alusão aos pressupostos, problema, questões de investigação e objectivos do projecto, apresenta-se uma reflexão sobre o seu desenho metodológico. Na terceira secção, sintetiza-se o desenvolvimento do projecto e os seus resultados. Na quarta, analisam-se as consequ...
É uma obra biográfica da carreira do professor e investigador António Cachapuz, professor catedrático da Universidade de Aveiro. São abordadas as facetas do professor, do investigador, do gestor e coordenador e do consultor, que contribuiu para um forte alicerçar da educação em ciências em Portugal.
A perspectiva cultural de ciência assenta no pressuposto de que a ciência é uma valiosa componente da cultura humana. Ter em conta a cultura científica exige empenho na construção de uma cidadania de responsabilidade. A Escola, no sentido de Educação, que proporciona uma aprendizagem da cultura científica constitui-se, deste modo, um elemento importante na sociedade actual como construtora de cidadania. Quer-se...
The purpose of this study is to add our efforts to those of researchers who have been concerned with a better understanding of the state of the art in Science Education Research (SER). The study focuses on the nature and evolution of the main SER lines, e.g. ,what researchers actually do when they enter the research community in order to develop Science Education. We believe that the exercise may help to reinfo...
Apresenta-se o percurso desenvolvido na primeira fase do projecto Ciência Viva nº 287 intitulado “Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experimentar e Agir para a Compreensão”, cuja concretização assume uma atitude de articulação entre investigação, formação de professores e inovação. Pretende-se explorar algumas das fronteiras entre a escola e a investigação em Educação em Ciências, tendo como meta a promoção de pr...
No sentido de uma melhor compreensão das características e evolução da investigação em educação em ciência analisamos uma amostra dos artigos mais citados em três das revistas de investigação de maior impacto na comunidade internacional da área, questionando como evoluíram as principais linhas de investigação sobre as quais tal comunidade se interessou, ao longo de uma década. E possível evidenciar uma tendênci...
O estudo identifica as orientações (para a teoria, pratica ou politicas) da investigação em Educação em Ciência numa amostra representativa dos artigos mais citados publicados em 3 das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados apontam para a predominância da investigação orientada para a teoria.
Este estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com os tipos de investigação (empírica, teórica, revisão ou posição) nos artigos mais citados publicados em três das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que estudos empíricos são dominantes tanto na investigação orientada para a teoria como na investig...
Este estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com os contextos de investigação (e.g. ensino e aprendizagem, formação de professores) nos artigos mais citados publicados em 3 das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que há certos contextos de investigação (e níveis de ensino) que predominam independ...
Este estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com as áreas disciplinares de referência (e.g. física, biologia, psicologia, filosofia) nos artigos mais citados publicados nas revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que há certas disciplinas científicas que predominam (dependendo do tipo orientação da i...
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