Encontrados 15 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Descrição detalhada das actividades efectuadas no decurso do projecto IPEC

Marques, Luís Manuel Ferreira; Loureiro, Maria João Miranda Nazaré; Praia, João Felix; Lopes, Carla Alexandra Morim Vale; Marques, Margarida Morais

A presente secção é constituída por seis partes e visa descrever detalhadamente as actividades efectuadas no decurso do projecto IPEC. Após uma breve alusão aos pressupostos, problema, questões de investigação e objectivos do projecto, apresenta-se uma reflexão sobre o seu desenho metodológico. Na terceira secção, sintetiza-se o desenvolvimento do projecto e os seus resultados. Na quarta, analisam-se as consequ...


António Cachapuz: registo de um compromisso com a formação e investigação em ed...

Martins, Isabel; Marques, Luís; Costa, Nilza; Paixão, Fátima; Praia, João

É uma obra biográfica da carreira do professor e investigador António Cachapuz, professor catedrático da Universidade de Aveiro. São abordadas as facetas do professor, do investigador, do gestor e coordenador e do consultor, que contribuiu para um forte alicerçar da educação em ciências em Portugal.


Cidadania, cultura científica e problemática CTS : obstáculos e um desafio da a...

Paixão, Fátima; Santos, Maria Eduarda Moniz dos; Praia, João

A perspectiva cultural de ciência assenta no pressuposto de que a ciência é uma valiosa componente da cultura humana. Ter em conta a cultura científica exige empenho na construção de uma cidadania de responsabilidade. A Escola, no sentido de Educação, que proporciona uma aprendizagem da cultura científica constitui-se, deste modo, um elemento importante na sociedade actual como construtora de cidadania. Quer-se...


Where are we? A contribution to a better understanding of the state of the art ...

Paixão, Fátima; Lopes, Bernardino; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, António

The purpose of this study is to add our efforts to those of researchers who have been concerned with a better understanding of the state of the art in Science Education Research (SER). The study focuses on the nature and evolution of the main SER lines, e.g. ,what researchers actually do when they enter the research community in order to develop Science Education. We believe that the exercise may help to reinfo...


“Experimentar e agir para a compreensão” : caminhos na formação de professores ...

Torres, Ana Cristina; Nascimento, Patrícia; Rodrigues, Ana; Couceiro, Fernanda; Vieira, Rui Marques; Vieira, Celina Tenreiro; Jorge, Manuela

Apresenta-se o percurso desenvolvido na primeira fase do projecto Ciência Viva nº 287 intitulado “Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experimentar e Agir para a Compreensão”, cuja concretização assume uma atitude de articulação entre investigação, formação de professores e inovação. Pretende-se explorar algumas das fronteiras entre a escola e a investigação em Educação em Ciências, tendo como meta a promoção de pr...


Linhas dominantes de investigação em educação em ciência: caracterização e evol...

Paixão, Fátima; Lopes, Bernardino; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, António

No sentido de uma melhor compreensão das características e evolução da investigação em educação em ciência analisamos uma amostra dos artigos mais citados em três das revistas de investigação de maior impacto na comunidade internacional da área, questionando como evoluíram as principais linhas de investigação sobre as quais tal comunidade se interessou, ao longo de uma década. E possível evidenciar uma tendênci...


Investigação em educação em ciência e sua orientação dominante: teoria, prática...

Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, António

O estudo identifica as orientações (para a teoria, pratica ou politicas) da investigação em Educação em Ciência numa amostra representativa dos artigos mais citados publicados em 3 das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados apontam para a predominância da investigação orientada para a teoria.


Orientações da investigação em educação em ciência e tipos de investigação

Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, António

Este estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com os tipos de investigação (empírica, teórica, revisão ou posição) nos artigos mais citados publicados em três das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que estudos empíricos são dominantes tanto na investigação orientada para a teoria como na investig...


Orientação da investigação em educação em ciência e contextos da investigação

Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, António

Este estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com os contextos de investigação (e.g. ensino e aprendizagem, formação de professores) nos artigos mais citados publicados em 3 das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que há certos contextos de investigação (e níveis de ensino) que predominam independ...


Orientação da investigação em educação em ciência e áreas disciplinares de refe...

Lopes, Bernardino; Paixão, Fátima; Praia, João; Guerra, Cecília; Cachapuz, António

Este estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com as áreas disciplinares de referência (e.g. física, biologia, psicologia, filosofia) nos artigos mais citados publicados nas revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que há certas disciplinas científicas que predominam (dependendo do tipo orientação da i...


15 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento






Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia