Encontrados 107 documentos, a visualizar página 1 de 11

Ordenado por Data

Ensino de química entre a sala de aula e o museu do papel

Ortigão, Manuela; Paixão, Fátima

Vivemos num planeta onde os recursos naturais são escassos para a população que nele habita. Os nossos alunos são os adultos de amanhã e cabe-nos a nós uma boa parte da responsabilidade pela educação para o desenvolvimento sustentável. Planificamos, aplicámos e avaliámos uma sequência de ensino sobre a produção do papel a partir das suas matérias-primas. As atividades desenrolaram-se na interação entre a sala d...


Formação de professores do ensino básico : abertura do estágio a contextos não ...

Paixão, Fátima; Jorge, Fátima

O estágio ocupa um tempo privilegiado na formação dos professores. É nele que se desenvolvem as competências associadas à profissão docente, ou seja, aquelas que lhes serão indispensáveis para potenciarem a formação de cidadãos responsáveis, ativos e implicados na construção de uma sociedade sustentável e democrática. A escola é, com frequência, apontada como um espaço fechado à comunidade e desfasada da realid...


O conhecimento didático do conteúdo do professor e sua relação com a utilização...

Baca, Laurinda; Onofre, Marcos; Paixão, Fátima

O estudo desenvolveu-se no âmbito do sistema educativo angolano, com professores peritos de Química que lecionam a 7ª classe (12 anos de idade). Com o objectivo de caraterizar o conhecimento didático do conteúdo e relacioná-lo com a qualidade do ensino e com o desenvolvimento de atividades práticas que garantem a participação ativa dos alunos na construção dos conhecimentos, observamos e analisamos ...


“E fez-se água!” Uma proposta didática baseada na História da Ciência para abor...

Figueiredo, Margarida; Paixão, Fátima

Este trabalho apresenta e descreve uma Unidade didática, desenvolvida no âmbito do Projeto EANCYT (Enseñanza y Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia Y Tecnología), com o objetivo de melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência e a Tecnologia. No desenho da Unidade didática apresentada foram utilizados materiais, que se enquadram no domínio da História da Ciência, ligados ao nome de Antoine...


“As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão d...

Figueiredo, Margarida; Paixão, Fátima

A comunidade educativa reconhece, hoje em dia, que a Ciência e a Tecnologia estão presentes em todas as dimensões da vida social. As suas repercussões fazem sentir-se em sectores como a política, a economia, a cultura e a educação, tornando essencial o papel que desempenham na tomada de decisões pessoais ou coletivas, cada vez mais importantes numa sociedade globalizada como a atual. Como consequência, torna-se...


CONTRIBUTIONS TO COMPETENCE CONCEPT CLARIFICATION IN AN INtEGRATED AND SYSTEMIC...

Sá, Patricia; Universidade de Aveiro, Portugal; Paixão, Fátima; Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

This article aims to be a contribute, through different authors’ perspectives analysis (Allal, 2004; Alonso, 2006; Escamilla, 2009; Jonnaert, 2002; Le Boterf, 2005; Legendre, 2000; Perrenoud, 1999, 2001; Roldão, 2005a; Rychen & Tiana, 2005; among others), to the competence concept clarification, assuming a concept integrated and systemic approach. Therefore, we intent to collaborate towards a global and int...

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

Aprender no jardim : matemática criativa com a sombra

Paixão, Fátima; Jorge, Fátima; Martins, Helena

Aumentam os desafios que se colocam à escola para formar uma sociedade mais informada e com maior capacidade para resolver problemas. A complementaridade entre os espaços formais, associados à escola, e os espaços não formais, pelo seu potencial de criatividade e motivação cria oportunidades diversificadas de aprendizagem. Nestes pressupostos, o Jardim do Paço Episcopal de Castelo branco, ex-líbrís da cidade, c...


Atividades matemáticas na intersecção de saberes no 1º Ciclo do Ensino Básico

Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Martins, Helena; Nunes, Fernanda

Um aspeto essencial da educação no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) prende-se com a implementação de práticas de ensino direcionadas para o desenvolvimento integrado de atividades e áreas do saber, promotoras do desenvolvimento cognitivo dos alunos, do crescimento das capacidades relacionais e da aquisição de cultura científica. Nesse âmbito, cada vez mais se requerem oportunidades de aprendizagem diversifi...


Uma atividade criativa com luz e sombra no 1º Ciclo do Ensino Básico

Fátima Paixão; Fátima Regina Jorge; Helena Martins

Evidenciando a relevância do papel da inter-relação entre a escola e espaços de educação não formais, associada a experiências criativas e inovadoras de aprendizagem, apresenta-se um estudo desenvolvido com alunos de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, tomando como problemática de investigação compreender em que medida ...

Data: 2012   |   Origem: Indagatio Didactica

Cores e corantes dos bordados de Castelo Branco : interação de contextos formai...

Paixão, Fátima; Pereira, Mariette; Cachapuz, António

Os coloridos bordados de Castelo Branco (Portugal) constituíram o mote para o desenvolvimento de um projeto que valoriza a relação entre os contextos formais e não formais na educação em química e na formação de professores e animadores culturais. A questão central prende-se com a possibilidade de identificar e obter os corantes antigos e atuais usados para tingir a seda. Apresentam-se duas atividades experimen...


107 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia