Detalhes do Documento

Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a per...

Autor(es): Bonito, Jorge cv logo 1 ; Trindade, Vítor cv logo 2 ; Candeias, Adelinda cv logo 3 ; Saragoça, José cv logo 4 ; Pires, Heldemerina cv logo 5 ; Rebelo, Hugo cv logo 6 ; Fialho, Isabel cv logo 7 ; Oliveira, Maria Manuela cv logo 8 ; Saraiva, Maria Margarida cv logo 9 ; Cid, Marília cv logo 10

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/7552

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): QUALIDADE DO ENSINO; SUCESSO ACADÉMICO; RENDIMENTO ACADÉMICO


Descrição
Este projeto pretendeu contribuir para o encontro dialético entre as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino e o seu rendimento académico. Os estudos realizados têm revelado que este encontro é fortemente influenciado por variáveis de contexto, as quais são especialmente relevantes para os sujeitos da aprendizagem. Procurámos verificar como as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino evoluíam na transição de ciclo de estudos, em concreto, na passagem dos ensino básico para o secundário e deste para o superior. Consideraram-se as seguintes variáveis: motivação intrínseca e extrínseca; crenças de autoeficácia; tempo de estudo; representação da qualidade de ensino; tempo de ensino; apoio familiar; rendimento académico anterior e atual; relação professor-aluno; ambiente de aprendizagem; organização das matérias, dos espaços e dos tempos; ação do responsável da turma/curso. Este estudo procurou: (a) a identificação e medição das variáveis consideradas, em simultâneo, na transição de estudantes do 9.º para o 10.º anos, do 12.º para o 1.º ano do ensino superior, e deste para o 2.º ano; b) que os estudantes que participavam neste estudo fossem acompanhados ao longo do projeto pela equipa de investigação, com o fito de se perceber a evolução das variáveis em estudo articuladas com o seu rendimento académico; c) no terceiro ano da realização do projeto, continuar a medir as variáveis apresentadas pelos alunos participantes.
Tipo de Documento Palestra
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia