Encontrados 92 documentos, a visualizar página 1 de 10

Ordenado por Data

Da palavra à construção de conhecimento. Meta-avaliação de um Guião de Entrevis...

Silvestre, Maria José; Fialho, Isabel; Saragoça, José

The study is based on the intention to contribute to the expansion of scientific knowledge in the area of qualitative methodologies, particularly in terms of meta-analysis, proposing a reflective look and meta-evaluation on the interview guide, the content analysis and analysis of discourse (that the interview increases) and is part of the research project "Impact and Effects of External Evaluation in Schools o...


A triangulação sustentada de dados como condição fundamental para a investigaçã...

Borralho, António; Fialho, Isabel; Cid, Marília

This paper presents the results of an investigation (funded by Foundation for Science and Technology: PTDC/CPECED/ 114318/2009) whose main objective was to describe, analyze and interpret teaching and assessment practices developed by teachers in different courses of Portuguese and Brazilian universities, in order to understand the relationship between such practices, student learning and their academic success...


Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portug...

Borralho, António; Dias, Raquel; Cid, Marília; Fialho, Isabel

A investigação tem evidenciado resultados que são de referência incontornável tais como: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que revelam mais dificuldades são os que mais beneficiam de tais práticas e c) os alunos que são submetidos regularmente a avaliações formativas obtêm melhores resultados em exames externos do que os alunos qu...


Seminário Avaliação externa de escolas. Percursos, consensos e divergências

Fialho, Isabel; Saragoça, José; Silvestre, Maria José; Correia, Ana paula; Gomes, Sónia

Este seminário insere-se no Projeto Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior, financiado pela FCT (PTDC/CPE-CED/116674/2010) e desenvolvido por equipas das Universidades do Minho, Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Algarve. O programa de Avaliação Externa das Escolas, iniciado em 2006/2007, sob a responsabilidade da Inspeção Geral de Educação justifica-se, entre outros, pelo objeti...


Os contraditórios na Avaliação Externa das Escolas. Consensos e divergências

Fialho, Isabel; Saragoça, José; Silvestre, Maria José; Matos, Conceição; Correia, Ana paula; Sónia, Gomes

Nesta comunicação, apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido no âmbito de projeto de investigação - Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior (AEEENS). Este estudo corresponde à análise de contraditórios produzidos pelas escolas, em resposta aos relatórios de avaliação externa. Estes contraditórios foram retirados de uma amostra representativa de 40% das escolas avalia...


O projeto TurmaMais, alguns fatores de eficácia e medidas de combate ao insuces...

Fialho, Isabel; Salgueiro, Hélio; Cristóvão, Ana Maria

O Projeto TurmaMais (PTM) foi lançado em 2009 pelo Ministério da Educação (ME), de Portugal, integrado num programa de combate ao insucesso escolar - Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE). A implementação do PTM nas escolas é acompanhada por equipas de docentes que disponibilizam apoio científico e pedagógico em áreas consideradas prioritárias para garantir que as escolas alcançam as metas de sucesso contratuali...


O PROJETO TURMAMAIS, ALGUNS FATORES DE EFICÁCIA E MEDIDAS DE COMBATE AO INSUCES...

Fialho, Isabel; Salgueiro, Hélio; Cristóvão, Ana Maria

O Projeto TurmaMais (PTM) foi lançado em 2009 pelo Ministério da Educação (ME), de Portugal, integrado num programa de combate ao insucesso escolar - Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE). A implementação do PTM nas escolas é acompanhada por equipas de docentes que disponibilizam apoio científico e pedagógico em áreas consideradas prioritárias para garantir que as escolas alcançam as metas de sucesso contratuali...


O acompanhamento científico e técnico-pedagógico do Projeto TurmaMais. Impacto ...

Fialho, Isabel; Cristóvão, Ana Maria; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília

O Projeto TurmaMais constitui um projeto inovador centrado na escola, assente em pressupostos de eficácia e orientado para a melhoria, é assumido como um projeto das escolas, de natureza flexível e aberta, cuja implementação e desenvolvimento têm sido acompanhadas de forma sistemática por equipas de apoio externo criadas para o efeito, corroborando a ideia de que “os serviços de apoio externo, consultoria, acom...


Avaliação externa das escolas em Portugal. Que impacto e efeitos na escola e na...

Fialho, Isabel; Saragoça, José; Silvestre, Maria José; Gomes, Sónia

Portugal iniciou, em 2007, um Programa de Avaliação Externa das Escolas, sob a responsabilidade da Inspeção-Geral de Educação. Atualmente está em curso o segundo ciclo de avaliação. Desta avaliação externa resulta um Relatório que é enviado para as escolas ao qual estas podem responder com um Contraditório. O trabalho que apresentamos é parte de um estudo desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação em...


Projeto TurmaMais: a caminhar para o sucesso escolar

Cristóvão, Ana Maria; Fialho, Isabel; Salgueiro, Hélio; Cid, Marília

Com o alargamento da escolaridade obrigatória para o 12.º ano e com a manutenção de modelos organizacionais de escola desajustados da realidade atual, tendem a agravar-se problemas como a reprovação ou o abandono precoce do sistema de ensino. O Projeto TurmaMais parte da convicção de que é possível melhorar os resultados escolares dos alunos através da manipulação das variáveis dimensão e composição da turma. O...


92 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data









Tipo de Documento






Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia