The study is based on the intention to contribute to the expansion of scientific knowledge in the area of qualitative methodologies, particularly in terms of meta-analysis, proposing a reflective look and meta-evaluation on the interview guide, the content analysis and analysis of discourse (that the interview increases) and is part of the research project "Impact and Effects of External Evaluation in Schools o...
Este seminário insere-se no Projeto Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior, financiado pela FCT (PTDC/CPE-CED/116674/2010) e desenvolvido por equipas das Universidades do Minho, Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Algarve. O programa de Avaliação Externa das Escolas, iniciado em 2006/2007, sob a responsabilidade da Inspeção Geral de Educação justifica-se, entre outros, pelo objeti...
Nesta comunicação, apresentamos os resultados de um estudo desenvolvido no âmbito de projeto de investigação - Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior (AEEENS). Este estudo corresponde à análise de contraditórios produzidos pelas escolas, em resposta aos relatórios de avaliação externa. Estes contraditórios foram retirados de uma amostra representativa de 40% das escolas avalia...
Portugal iniciou, em 2007, um Programa de Avaliação Externa das Escolas, sob a responsabilidade da Inspeção-Geral de Educação. Atualmente está em curso o segundo ciclo de avaliação. Desta avaliação externa resulta um Relatório que é enviado para as escolas ao qual estas podem responder com um Contraditório. O trabalho que apresentamos é parte de um estudo desenvolvido no âmbito de um projeto de investigação em...
The article intends to contribute to the systematization of knowledge concerning External School Evaluation (ESE) in Portugal through an empirical project approved by the Technology and Science Foundation. The model implemented in the Inspectorate Education follows the guidelines from the European Foundation for Quality Management and is modeled on the “How Good is Our School?” system. The pertinence of the res...
This chapter has a strictly theoretical nature, throughout is possible to know all the concepts and the scientific language of social network. Starting by its genesis, is made a long trip about the origin and the influence that this theory and methodology had earn in its several stages until today.
O défice de qualificações é, recorrentemente, apontado como um dos problemas estruturais do país, uma dificuldade para a inovação e o crescimento socioeconómico, um problema que importa combater. Este livro resulta de uma reflexão teórica e de trabalhos de investigação realizados pelos autores sobre a temática da formação profissional, designadamente através de um olhar sociológico sobre os problemas e as práti...
Este livro resulta da experiência acumulada dos autores ao longo dos últimos anos em matéria de análise de redes sociais. Dadas, por um lado, as constantes solicitações em termos de apoio a trabalhos de investigação e, por outro, a crescente implementação da metodologia, este livro apresenta‑se como uma ferramenta introdutória particularmente relevante para quem agora se vai iniciar neste campo. Sublinhamos que...
A ideia de que o diagnóstico prospetivo, a cooperação territorial e as práticas de interação inter e intra-organizacionais não podem ser entendidas numa perspectiva limitativa, como atividades meramente formais e centralizadas, nomeadamente desencadeadas pelos detentores de poder, remete à consideração da necessidade de novos olhares teórico-metodológicos, ou melhor, à necessidade da procura da conjugação de es...
O presente estudo apresenta uma visão de Prospetiva Estratégica centrado na imagem futura da implementação de medidas estratégicas, segundo o modelo de Governação Clínica, para a prática da equipa de Reabilitação num contexto de internamento hospitalar com o utente de Acidente Vascular Cerebral (A.V.C.). Da análise sócio - organizacional efetuada, com vista ao caminho da qualidade organizacional, construiu-se u...
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