Neste capítulo apresentaremos então o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Percursos inclusivos das crianças e famílias portadoras de Síndrome X-Frágil realizado entre 2011 e 2013. Começaremos por situar a nossa investigação por referência à investigação que, a nível internacional, vem sendo produzida sobre a SXF e depois clarificaremos a perspetiva teórica em que assentou o nosso olhar para os percurso...
Fragile X syndrome is the most common inherited cause of intellectual disability and the most known genetic cause of autism. Children with this syndrome have a set of cognitive and behavioral features, which put serious challenges to their full inclusion in the educational system. Intellectual disabilities, learning difficulties, hyperactivity, shyness and social anxiety are the most common of those behaviors. ...
Este projeto pretendeu contribuir para o encontro dialético entre as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino e o seu rendimento académico. Os estudos realizados têm revelado que este encontro é fortemente influenciado por variáveis de contexto, as quais são especialmente relevantes para os sujeitos da aprendizagem. Procurámos verificar como as representações dos estudantes sobre a qualidade de...
As constantes mudanças que afectam as sociedades actuais, criam novos desafios aos sistemas educativos e, consequentemente, aos estabelecimentos de ensino, os quais se depara, com novas necessidades sociais e novos níveis de exigência, cada vez mais elevados, a que terão de dar resposta(...). Este estudo (...) envolveu 121 estudantes dos cursos de Enfermagem e de Gestão da Universidade de Évora. Através de um q...
As competências sociais e emocionais são indispensáveis ao longo do desenvolvimento. Tem-se verificado que as crianças com mais competências emocionais têm tendência a desenvolver relações sociais com mais qualidade, a ser mais aceites pelos seus pares e a encontrarem mais oportunidades para cumprirem os seus objetivos e facilidade de adaptação. Além disso, também têm mais facilidade para estarem incluídos em r...
"O estudo que aqui se apresenta considera que o aluno no Ensino Superior interage com um amplo conjunto de variáveis que, inevitavelmente, irão influenciar o seu rendimento académico. (...) O (in)sucesso escolar na sua relação cim os contextos e as vivências sociais e culturais é, hoje, tema da maior relevância para a compreensão e intervenção no sistema de ensino, exigindo a confrontação de abordagens multidis...
No presente artigo apresenta-se o projecto de investigação intitulado “Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior. Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso” (PTDC/CED/66574/2006), promovido no âmbito do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) da Universidade de Évora, e financ...
O artigo que aqui se apresenta reúne uma síntese das comunicações apresentadas em congressos nacionais e internacionais assim como artigos publicados no âmbito do projecto de investigação intitulado Da Qualidade do Ensino ao Sucesso Académico: Um Estudo Longitudinal sobre a Perspectiva dos Estudantes dos Ensinos Secundário e Superior. Procura de Práticas Eficazes para um Rendimento Académico de Sucesso. Os resu...
Perante este facto, o presente estudo visa identificar as variáveis de contexto que suportam as representações da «qualidade de ensino» apresentadas pelos estudantes e o modo como as mesmas influenciam o respectivo rendimento académico, bem como identificar e definir os elementos que caracterizam esse conceito e relacionar a evolução apresentada por esses estudantes sobre a representação da «qualidade do ensino...
A qualidade do ensino superior tem sido uma das questões mais abordadas em programas de investigação educacional dos mais diversos países do mundo. Quase toda a Europa tem tido a preocupação de desenvolver a investigação neste campo de conhecimento, investindo somas avultadas. Os resultados das mais recentes investigações, apontam para uma correlação fortemente positiva entre o sucesso académico dos estudantes ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |