The rapid development of science and technology as well as politic, social and economical dynamics which characterize post-modern societies, demand from educational systems a high quality education accessible to all. The main challenge of the XXI century in the educational field is not only to assure that students acquire a wide range of skills which are permanently updated, but also to guarantee the quality of...
The huge development of science and technology and the political, social and economic changes that characterize post-modern societies, demand from education systems a quality formation for all citizens. The great challenge of the XXI century in education is not only to ensure the acquisition of a range of varied and current competencies, but also to guarantee the quality of learning. Therefore, the quality of e...
Este projeto pretendeu contribuir para o encontro dialético entre as representações dos estudantes sobre a qualidade de ensino e o seu rendimento académico. Os estudos realizados têm revelado que este encontro é fortemente influenciado por variáveis de contexto, as quais são especialmente relevantes para os sujeitos da aprendizagem. Procurámos verificar como as representações dos estudantes sobre a qualidade de...
As constantes mudanças que afectam as sociedades actuais, criam novos desafios aos sistemas educativos e, consequentemente, aos estabelecimentos de ensino, os quais se depara, com novas necessidades sociais e novos níveis de exigência, cada vez mais elevados, a que terão de dar resposta(...). Este estudo (...) envolveu 121 estudantes dos cursos de Enfermagem e de Gestão da Universidade de Évora. Através de um q...
Este estudo tem como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo (Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma análise de cont...
Este número da revista é dedicado ao tema da avaliação de desempenho profissional dos professores. Recolhe artigos que configuram uma proposta de trabalho cientificamente fundamentada.
Este número da revista cruza o tema da avaliação com competências, dando conta da emergência de modelos representativos da complexidade e dinamismo deste cruzamento.
Este estudo tem como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo (Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma análise de cont...
Este estudo tem como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo (Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma análise de cont...
O presente estudo integra um projecto mais amplo, cuja finalidade principal consiste em verificar como as representações dos estudantes, sobre a qualidade de ensino, evoluem na transição de ciclo de estudos, em concreto, na passagem do ensino básico para o ensino secundário, e deste para o superior, acompanhando-os de forma longitudinal. As variáveis aqui consideradas foram as seguintes: motivação, empenho dos ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |