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Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhor...

Author(s): Nascimento, Maria Manuel cv logo 1 ; Martins, José Alexandre cv logo 2 ; Martins, Fernando cv logo 3 ; Pires, Manuel Vara cv logo 4 ; Martins, Cristina cv logo 5 ; Rodrigues, Margarida cv logo 6 ; Castro, Joana cv logo 7 ; Caseiro, Ana cv logo 8 ; Ribeiro, C. Miguel cv logo 9

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/10555

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Conhecimento matemático e didático em OTD; Formação inicial de professores


Description
O tema de Organização e Tratamento de Dados (OTD) é um dos que surgem agora de forma explícita no Programa de Matemática do Ensino Básico (Ponte, et al., 2007), logo a partir do 1.º Ciclo. Consultando as Orientações Curriculares para a Educação Pré‑Escolar (DEB, 1997) podemos encontrar também referências a aspetos que se encontram incluídos em tópicos de OTD. Assim, já no Pré‑Escolar é suposto que as crianças desenvolvam estratégias informais que devem ser valorizadas, pois é a partir delas que se alicerçam as aprendizagens formais, também no ensino da estatística. Para o efeito é fulcral que os educadores estejam sensibilizados para tal. No entanto, a OTD é, tradicionalmente, um dos temas com parco investimento na formação de educadores e professores dos primeiros anos, correspondendo, assim, a uma das áreas em que urge uma formação redobrada. Essa atenção redobrada poderá ter distintos focos: desde um foco no processo de ensino, explorando a natureza das tarefas a propor, até um foco exclusivamente matemático (teórico), abordando conceitos e definições de estatística de forma “pura”. Consideramos que educadores e professores de matemática dos primeiros anos deverão ter um conhecimento do tema de OTD que lhes permita preparar e implementar tarefas matematicamente ricas, mantendo o seu nível cognitivo (e.g., Stein, Smith, Henningsen e Silver (2000)), bem como interpretar e dar significado aos comentários e resoluções dos alunos. Para tal, será essencial que os (futuros) educadores e professores dos primeiros anos detenham um conhecimento que lhes permita integrar, de forma coerente e fundamentada, aspetos matemáticos e aspetos didáticos, detendo o que corresponde a um conhecimento de OTD especificamente associado à ação docente (e.g., Ball, Thames & Phelps (2008); Burgess (2011)). Como refere Batanero (2009) estas investigações são importantes para desenvolver com fundamento a formação inicial e ao longo da vida. Esta comunicação faz parte de um projeto mais amplo focado no conheciemnto matemático para ensinar de futuros professores dos primeiros anos, e que tem por fim último construir sequências de tarefas que tenham em conta a especificidade desse conhecimento no tema de OTD, desenvolvendo-o. Discutiremos alguns aspetos do conhecimento estatístico destes futuros educadores e professores, relacionados com a interpretação e atribuição de sentido a resoluções de uma tarefa, refletindo sobre as potencialidades deste tipo de aproximação para uma reconfiguração da formação que facultamos, procurando uma sua melhora e passando pela discussão da natureza, tipo e foco das tarefas preparadas e implementadas para a formação.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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