Encontrados 13 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica

Menezes, Luís; Serrazina, Maria de Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; Caseiro, Ana; Martins, Ana

Este estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecim...


Efeito fisiológico da cafeína em estudos neurológicos com base na ponderação em...

Caseiro, Ana Rita; Sousa, Paulo; Manaças, Rui; Gonçalves Pereira, Pedro

Introdução – O presente estudo avaliou o efeito da cafeína no valor da razão contraste ruído (CNR) em imagens SWI. Objetivos – Avaliar o efeito da cafeína qualitativamente e quantificado pelo cálculo do valor CNR em imagens de magnitude e MIP para as estruturas: veia cerebral interna, seio sagital superior, tórcula e artéria cerebral média. Metodologia – A população do estudo incluiu 24 voluntários saudáveis qu...


Conhecimento dos professores de 1.º ciclo sobre educação estatística

Caseiro, Ana; Monteiro, Cecília

Este artigo baseia-se numa dissertação de mestrado1 que procurou contribuir para uma maior compreensão do conhecimento dos professores de 1.º ciclo sobre educação estatística. A metodologia seguida foi de natureza qualitativa de cunho interpretativo, tendo sido a recolha de dados iniciada através de um questionário aplicado a 56 professores, seguido de um estudo mais aprofundado com três professores a lecionar ...


Accessing prospective early years’ teachers’ knowledge on fractions in order to...

Ribeiro, Carlos Miguel; Jakobsen, Arne; Caseiro, Ana

Fractions is perhaps one of the most complex and difficult topics pupils explore in the early years of schooling. Difficulties in learning this topic may have its genesis in the fact that fractions comprise a multifaceted construct (Kieren, 1995) or can be conceived as being grounded in the instructional approaches employed to teach fractions (Behr, Harel, Post & Lesh, 1993). Thus, students’ limited underst...


Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ know...

Nascimento, Maria Manuel; Ribeiro, C. Miguel; Martins, J. Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida

Teachers’ knowledge is one of the core aspects influencing student’s learning and achievement. One of the tasks of teaching in which such knowledge is evidenced concerns giving sense to the students’ productions. Thus, such situations are perceived as having a great potential for training, with the goal of promoting prospective teachers’ knowledge and understanding. In this poster we will present and discuss so...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ know...

Nascimento, Maria Manuel; Ribeiro, C. Miguel; Martins, J. Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida

Teachers’ knowledge is one of the core aspects influencing student’s learning and achievement. One of the tasks of teaching in which such knowledge is evidenced concerns giving sense to the students’ productions. Thus, such situations are perceived as having a great potential for training, with the goal of promoting prospective teachers’ knowledge and understanding. In this poster we will present and discuss so...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

O trabalho de grupo : impulsionador do ensino e aprendizagem nas aulas de Espan...

Caseiro, Ana Rosalina Xavier

Tendo em conta a evolução das metodologias no que concerne ao ensino das línguas estrangeiras, pretende-se, com o presente relatório, traçar um panorama histórico relativamente às formas de trabalho dentro da sala de aula, desde os métodos mais tradicionais, aos atualmente privilegiados. Por outro lado, destacar-se-ão os contributos das técnicas e dinâmicas de grupo no ensino e aprendizagem do espanhol como lín...


Efeito fisiológico da cafeína na ponderação em suscetibilidade ferromagnética (...

Caseiro, Ana Cerejo

O presente estudo avalia o efeito da cafeína no valor da razão contraste ruído (CNR) em imagens SWI. A população do estudo incluiu 24 voluntários saudáveis que estiveram pelo menos 24h privados da ingestão de cafeína. Adquiriram-se imagens SWI antes e após a ingestão de 100ml de café. Os voluntários foram divididos em 4 grupos de 6 indivíduos e avaliados sequencialmente (15, 25, 30 e 45 min pós-cafeína). ABSTRA...


Physiologic effect of caffeine on susceptibility-weighted imaging

Gonçalves Pereira, Pedro; Caseiro, Ana Rita; Sousa, Paulo; Manaças, Rui

Susceptibility-weighted imaging (SWI) is a relatively new contrast in MR imaging. Previous studies have found an effect of caffeine in the contrast generated by SWI images. The present study investigates the effect of caffeine on contrast-to-noise ratio (CNR) in SWI.


Tarefas em geometria : da sala de aula para a formação de professores : descriç...

Gomes, Alexandra; Ribeiro, C. Miguel; Martins, Fernando; Pinto, Hélia; Aires, Ana Paula; Campos, Helena B.; Caseiro, Ana; Alves, Cristina; Rebelo, Paula

Neste poster, apresentamos um projeto que pretende abordar de forma conglomerada conhecimentos, raciocínios, argumentação e representações de alunos e professores dos primeiros anos. Perspetiva-se como uma das formas de contribuir para uma melhoria dos conhecimentos geométricos de alunos e professores bem como para uma possível mudança de foco na prática e na formação geométrica de professores.


13 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento




Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia