Neste trabalho analisamos as resoluções de 223 alunos da Licenciatura de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto, no letivo 2012-2013, quando confrontados com um problema de testes de hipóteses para a proporção. Tendo por referência teórica o Enfoque Ontosemiótico do conhecimento e do ensino da matemática, estudaram-se os conhecimentos matemáticos implícitos nas respostas a partir do...
Teachers’ knowledge is one of the core aspects influencing student’s learning and achievement. One of the tasks of teaching in which such knowledge is evidenced concerns giving sense to the students’ productions. Thus, such situations are perceived as having a great potential for training, with the goal of promoting prospective teachers’ knowledge and understanding. In this poster we will present and discuss so...
Teachers’ knowledge is one of the core aspects influencing student’s learning and achievement. One of the tasks of teaching in which such knowledge is evidenced concerns giving sense to the students’ productions. Thus, such situations are perceived as having a great potential for training, with the goal of promoting prospective teachers’ knowledge and understanding. In this poster we will present and discuss so...
O tema de Organização e Tratamento de Dados (OTD) é um dos que surgem agora de forma explícita no Programa de Matemática do Ensino Básico (Ponte, et al., 2007), logo a partir do 1.º Ciclo. Consultando as Orientações Curriculares para a Educação Pré‑Escolar (DEB, 1997) podemos encontrar também referências a aspetos que se encontram incluídos em tópicos de OTD. Assim, já no Pré‑Escolar é suposto que as crianças d...
No presente texto relata-se um estudo sobre o desenvolvimento do conceito de probabilidade condicionada em alunos do 12º ano através do ensino regular. No estudo participaram os alunos de cinco turmas do 12º ano, num total de 115 alunos de uma escola portuguesa, a quem foram aplicadas várias questões de probabilidade condicionada na forma de teste escrito, incluindo situações com e sem reposição e sobre a inver...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |