Encontrados 12 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Conhecimento e formação de futuros professores dos primeiros anos – o sentido d...

Pinto, Hélia; Ribeiro, C. Miguel

Nos últimos anos o conhecimento do professor tem vindo a ser reconhecido como um dos aspetos nucleares no, e para o, desenvolvimento do conhecimento matemático dos alunos. Atendendo a essa centralidade, a formação deverá focar-se onde é, efetivamente, necessária, de modo a potenciar um incremento do conhecimento dos alunos, pelo conhecimento (e práticas) dos professores. Sendo os números racionais um dos tópico...


Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ know...

Nascimento, Maria Manuel; Ribeiro, C. Miguel; Martins, J. Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida

Teachers’ knowledge is one of the core aspects influencing student’s learning and achievement. One of the tasks of teaching in which such knowledge is evidenced concerns giving sense to the students’ productions. Thus, such situations are perceived as having a great potential for training, with the goal of promoting prospective teachers’ knowledge and understanding. In this poster we will present and discuss so...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ know...

Nascimento, Maria Manuel; Ribeiro, C. Miguel; Martins, J. Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida

Teachers’ knowledge is one of the core aspects influencing student’s learning and achievement. One of the tasks of teaching in which such knowledge is evidenced concerns giving sense to the students’ productions. Thus, such situations are perceived as having a great potential for training, with the goal of promoting prospective teachers’ knowledge and understanding. In this poster we will present and discuss so...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Tarefas em geometria : da sala de aula para a formação de professores : descriç...

Gomes, Alexandra; Ribeiro, C. Miguel; Martins, Fernando; Pinto, Hélia; Aires, Ana Paula; Campos, Helena B.; Caseiro, Ana; Alves, Cristina; Rebelo, Paula

Neste poster, apresentamos um projeto que pretende abordar de forma conglomerada conhecimentos, raciocínios, argumentação e representações de alunos e professores dos primeiros anos. Perspetiva-se como uma das formas de contribuir para uma melhoria dos conhecimentos geométricos de alunos e professores bem como para uma possível mudança de foco na prática e na formação geométrica de professores.


Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhor...

Nascimento, Maria Manuel; Martins, José Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida; Castro, Joana

O tema de Organização e Tratamento de Dados (OTD) é um dos que surgem agora de forma explícita no Programa de Matemática do Ensino Básico (Ponte, et al., 2007), logo a partir do 1.º Ciclo. Consultando as Orientações Curriculares para a Educação Pré‑Escolar (DEB, 1997) podemos encontrar também referências a aspetos que se encontram incluídos em tópicos de OTD. Assim, já no Pré‑Escolar é suposto que as crianças d...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

O trabalho colaborativo como promotor de desenvolvimento profissional: perspect...

Ribeiro, C. Miguel; Martins, Cristina

Um dos princípios definidos no Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM), é o da valorização do trabalho colaborativo entre diferentes actores (formandos e formadores), com vista à preparação e condução de experiências de desenvolvimento curricular e de modo a permitir capitalizar energias, proporcionar apoio acrescido, multiplicar perspectivas, enriquecer a reflexão. A expressão “trabalho colaborativo...

Data: 2009   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

A importância do trabalho colaborativo para o desenvolvimento profissional do p...

Martins, Cristina; Ribeiro, C. Miguel

O trabalho colaborativo entre professores (envolvendo também formadores/investigadores), baseado na discussão e reflexão das suas próprias aulas, é uma das componentes que mais contribui para o desenvolvimento profissional dos professores. No contexto particular do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º Ciclos, no qual ambos os autores são formadores, entendemos por trabalho c...

Data: 2009   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Aprofundando o conhecimento matemático para ensinar: algumas situações no âmbit...

Martins, Cristina; Ribeiro, C. Miguel

A prática lectiva é condicionada e potenciada pelo conhecimento profissional dos professores. Um dos objectivos do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos é o de aprofundar o conhecimento matemático, didáctico e curricular dos professores, sendo este texto o resultado da realização de duas tarefas propostas nesse âmbito e com esse intuito. Ao longo do texto, abordamos a...

Data: 2009   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

The impact of a professional development program in teacher's pratice

Ribeiro, C. Miguel; Martins, Cristina

Among the many ways in which a teacher can develop him/herself professionally can be found the participation in training programmes. In this paper we will present some results of research which was intended to achieve a deeper understanding about the impact of a Program for Continuous Training in Mathematics for Portuguese Primary School Teachers on teachers’ practices and professional development. With that ai...

Data: 2009   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

O trabalho colaborativo como promotor de desenvolvimento profissional: perspect...

Ribeiro, C. Miguel; Martins, Cristina

Um dos princípios definidos no Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM), é o da valorização do trabalho colaborativo entre diferentes actores (formandos e formadores), com vista à preparação e condução de experiências de desenvolvimento curricular e de modo a permitir capitalizar energias, proporcionar apoio acrescido, multiplicar perspectivas, enriquecer a reflexão. A expressão “trabalho colaborativo...

Data: 2009   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

12 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento



Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia