O ensino e aprendizagem da matemática não podem dissociar-se da sociedade em que vivemos. Os alunos do século XXI estão permanentemente ligados ao mundo e em contacto com o conhecimento, através das mais variadas tecnologias, não aprendendo da mesma forma que os seus pais aprenderam. O acesso à informação está disponível em todo o lado e a escola deve tirar partido desta situação e enquadrá-la. Contudo, fazêlo ...
O ensino e aprendizagem da matemática não podem dissociar-se da sociedade em que vivemos. Os alunos do século XXI estão permanentemente ligados ao mundo e em contacto com o conhecimento, através das mais variadas tecnologias, não aprendendo da mesma forma que os seus pais aprenderam. O acesso à informação está disponível em todo o lado e a escola deve tirar partido desta situação e enquadrá-la. Contudo, fazê-lo...
Nesta comunicação apresentamos resultados relativos a um estudo em desenvolvimento, focado na análise de experiências de ensino e aprendizagem na área da Matemática apresentadas nos relatórios finais da Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, da nossa instituição. Os resultados centram-se na profundidade das reflexões produzidas por uma futura professora. ...
A comunicação centra-se numa experiência de aprendizagem desenvolvida numa turma de vinte e cinco alunos do quinto ano de escolaridade na exploração de relações numéricas no triângulo de Pascal, com o propósito principal de identificar e analisar processos de resolução desenvolvidos pelos alunos em tarefas de cariz mais investigativo. É possível concluir que o trabalho proporcionado por este tipo de tarefas, ap...
O desenvolvimento profissional do professor é inquestionável. O professor precisa de atualizar, ampliar e aprofundar conhecimentos e competências que o ajudem a enfrentar as necessidades da sua vida profissional, quer em relação à disciplina que leciona, quer em relação ao currículo, à didática, aos alunos, ao contexto e a si mesmo. Embora a experiência seja um fator essencial para o desenvolvimento profissiona...
Teachers’ knowledge is one of the core aspects influencing student’s learning and achievement. One of the tasks of teaching in which such knowledge is evidenced concerns giving sense to the students’ productions. Thus, such situations are perceived as having a great potential for training, with the goal of promoting prospective teachers’ knowledge and understanding. In this poster we will present and discuss so...
Teachers’ knowledge is one of the core aspects influencing student’s learning and achievement. One of the tasks of teaching in which such knowledge is evidenced concerns giving sense to the students’ productions. Thus, such situations are perceived as having a great potential for training, with the goal of promoting prospective teachers’ knowledge and understanding. In this poster we will present and discuss so...
Na nossa atividade profissional, na formação inicial de professores, deparamo-nos com frequência com dificuldades dos alunos, futuros professores, semelhantes às dos alunos do ensino básico. No estudo dos números racionais é particularmente evidente esta similitude. Quantas vezes a representação na reta numérica de um número maior que a unidade representado na forma de fracção se torna uma tarefa difícil de com...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |