Encontrados 15 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

O sistema numérico como agente de sensibilização à hierarquia do sistema tonal

Castro,Joana Leite

O presente trabalho pretende estudar a eficácia do sistema numérico como agente de sensibilização na aprendizagem da hierarquia tonal na disciplina da formação musical. O estudo partirá de uma investigação bibliográfica sobre notação musical, sistemas melódicos e pedagogias que utilizem o sistema numerico. Numa perspectiva fundamentada e comparativa, serão apresentadas as vantagens do sistema numeric, na compre...


Impacto das políticas de reagrupamento familiar em Portugal

Marques, José Carlos; Góis, Pedro; Castro, Joana Morais

Data: 2014   |   Origem: IC-online

Acidification effects in the behavioural responses of temperate reef fish larvae

Castro, Joana Maria Pereira de Paula e, 1987-

Tese de mestrado. Biologia (Ecologia Marinha). Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2014 ; Desde o século passado que, devido essencialmente à queima de combustíveis fósseis, agricultura e desflorestação, as concentrações de CO2 têm vindo a aumentar significativamente na atmosfera terrestre, levando a sérios impactes ambientais. Os níveis de CO2 atmosférico aumentaram de cerca de 280 ppM (partes por ...


Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ know...

Nascimento, Maria Manuel; Ribeiro, C. Miguel; Martins, J. Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida

Teachers’ knowledge is one of the core aspects influencing student’s learning and achievement. One of the tasks of teaching in which such knowledge is evidenced concerns giving sense to the students’ productions. Thus, such situations are perceived as having a great potential for training, with the goal of promoting prospective teachers’ knowledge and understanding. In this poster we will present and discuss so...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ know...

Nascimento, Maria Manuel; Ribeiro, C. Miguel; Martins, J. Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida

Teachers’ knowledge is one of the core aspects influencing student’s learning and achievement. One of the tasks of teaching in which such knowledge is evidenced concerns giving sense to the students’ productions. Thus, such situations are perceived as having a great potential for training, with the goal of promoting prospective teachers’ knowledge and understanding. In this poster we will present and discuss so...

Data: 2013   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Nostalgia ferroviária e caminhos de memória : uma abordagem ao turismo cultural...

Castro, Joana Luís Santos

Pretende-se com esta dissertação abordar a temática da nostalgia e da memória no âmbito do turismo, recorrendo a casos de estudo de vias ferroviárias desativadas. O uso do património e lugares associados à memória por parte do turismo tem sido explorado por diversos autores e em diferentes pontos de vista ao longo do tempo. Algumas atrações turísticas foram mesmo desenhadas e construídas de maneira a que o turi...


Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhor...

Nascimento, Maria Manuel; Martins, José Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida; Castro, Joana

O tema de Organização e Tratamento de Dados (OTD) é um dos que surgem agora de forma explícita no Programa de Matemática do Ensino Básico (Ponte, et al., 2007), logo a partir do 1.º Ciclo. Consultando as Orientações Curriculares para a Educação Pré‑Escolar (DEB, 1997) podemos encontrar também referências a aspetos que se encontram incluídos em tópicos de OTD. Assim, já no Pré‑Escolar é suposto que as crianças d...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial

Vasconcelos, Teresa; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Sousa, Otília de; Ramos, Mercês; Melo, Nuno; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno; Menau, João

Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inere...


Biodiesel production by microalgae and macroalgae from north littoral portugues...

Carvalho, Joana; Ribeiro, André; Castro, Joana Daniela Fernandes; Vilarinho, Cândida; Castro, F.

Biodiesel, as an alternative fuel, has many benefits. It is biodegradable, non-toxic and compared to petroleum-based diesel, has a more favorable combustion emission profile, such as low emissions of carbon monoxide, particulate matter and unburned hydrocarbons. In brief, these merits make biodiesel a good alternative to petroleum based fuel. Biodiesel feedstocks derived from microalgae and macroalgae have emer...


Trabalho por projectos na educação de infância: mapear aprendizagens, integrar ...

Vasconcelos, Teresa; Rocha, Carla; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Menau, João; Ramos, Mercês; Ferreira, Nuno; Melo, Nuno; Sousa, Otília de

O objectivo deste trabalho é demonstrar a importância da introdução da metodologia de trabalho de projecto desde os primeiros anos, como forma de promover propostas de qualidade para a educação de infância. Em “pano de fundo” o presente trabalho é ilustrativo, também, da aplicação da metodologia de trabalho de projecto entre formadores de formadores, com sensibilidades e competências diversificadas que, ao long...


15 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data









Tipo de Documento





Recurso










Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia