Detalhes do Documento

Comunidades de prática em ambientes virtuais: da teoria à experiência colaborativa

Autor(es): Macário, Maria João cv logo 1 ; Tréz, Ticiana cv logo 2 ; Ferrão-Lopes, Sandra cv logo 3 ; Gonçalves, Jorge cv logo 4 ; Cabrita, Isabel cv logo 5 ; Pombo, Lúcia cv logo 6

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10773/9761

Origem: RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro

Assunto(s): Ambientes virtuais; Construtivismo comunal; Comunidades de aprendizagem; Comunidades de prática; Communal constructivism; Communities of practice; Learning communities; Virtual environments


Descrição
Com este artigo pretende-se apresentar uma revisão de literatura sobre o processo de construção de conhecimento em comunidades virtuais, tendo por base a teoria do construtivismo comunal. De acordo com o modelo de Gunawardena’s et al. [1], pretende-se analisar a experiência dos autores deste artigo, num Programa Doutoral, em que as ferramentas da Web 2.0 foram utilizadas para o desenvolvimento do trabalho de diferentes disciplinas. A abordagem em que o Programa Doutoral foi desenvolvido permitiu: (i) construir e produzir conhecimento autonomamente e em colaboração numa comunidade, (ii) constituir uma comunidade de aprendizagem e (iii) melhorar as práticas profissionais, o que levou os seus membros a sentirem-se parte de uma comunidade de prática. This paper aims to present a literature review on the knowledge construction process within virtual communities, supported by learning communal constructivism theory. Based on Gunawardena’s et al. [1] model, it is intended to analyze the authors’ own experience, during a PhD Program, in wich Web 2.0 tools were used to support the development of different disciplines work. The approach in which the PhD Program has been developed allowed to: (i) construct and produce knowledge autonomously and collaboratively in community, (ii) constitute a learning community and (iii) improve professional practices, which lead its members to feel part of a community of practice.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia