Encontrados 126 documentos, a visualizar página 1 de 13

Ordenado por Data

A promoção da capacidade de resolução de problemas através da articulação de co...

Nogueira, Sofia; Tenreiro-Vieira, Celina; Cabrita, Isabel

A capacidade matemática de resolução de problemas revela-se essencial para enfrentar desafios quotidianos. Porém, a este respeito, alunos portugueses do 1.º CEB evidenciam fragilidades. A exploração de contextos de educação formais vocacionados para as Ciências Físicas e Naturais tem-se revelado promissora na potenciação de capacidades. Por conseguinte, professores demandam recursos didáticos de exploração des...


A plataforma PmatE e o desenvolvimento de apetências em Matemática

Pais, Sónia; Cabrita, Isabel; Anjo, António José Batel

A era da informação e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação vêm colocar novos desafios e oportunidades às instituições de Ensino Superior, nomeadamente, ao nível do processo educativo, que deve ser mais centrado no aluno e nas suas aprendizagens. Assim, desenvolveu-se um estudo de caso, envolvendo alunos do curso de Engenharia Alimentar, que perseguiu como principal objetivo avaliar o im...


As Webquests como ferramenta de trabalho colaborativo e autónomo em Matemática ...

Lemos, Carlota; Pombo, Lúcia; Cabrita, Isabel

A sociedade ‘glocal’ da informação, da comunicação e do conhecimento coloca desafios constantes, designadamente, à educação e, em particular, à Matemática, que assume um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade. Paradoxalmente, é uma das áreas que continua votada ao insucesso. Consciente de toda esta problemática, o processo de Bolonha tenta criar as condições para que o Ensino Superior se assuma como...


GeoGebra e ferramentas tradicionais: uma conjugação favorável à apropriação das...

Gaspar, Jorge; Cabrita, Isabel

O presente artigo propõe-se divulgar parte de uma investigação que perseguiu como uma das principais finalidades analisar o potencial da exploração do GeoGebra, complementada com ferramentas tradicionais, no desenvolvimento de competências geométricas, relacionadas com as isometrias e os frisos, em alunos do 1.º ciclo do ensino básico. No âmbito do trabalho empírico, desenvolveu-se um estudo de caso múltiplo ce...


Visual patterns and the development of creativity and functional reasoning

Tavares, Débora; Cabrita, Isabel

Despite the importance of creativity, its development has not been a priority of Mathematics, especially in what concerns non-gifted students. Students often reveal many difficulties in functional reasoning. Some studies have concluded that an adequate exploration of visual patterns may contribute to overcoming these difficulties. Thus, we developed a qualitative case study aiming to find out if the exploitatio...


As Webquests como Ferramenta de Trabalho Colaborativo e Autónomo em Matemática ...

Lemos, Carlota; Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viseu

A sociedade ‘glocal’ da informação, da comunicação e do conhecimento coloca desafios constantes, designadamente, à educação e, em particular, à Matemática, que assume um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade.Paradoxalmente, é uma das áreas que continua votada ao insucesso. Consciente de toda esta problem&aacute...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

A plataforma PmatE e o desenvolvimento de apetências em Matemática

Pais, Sónia; Instituto Politécnico de Leiria; Cabrita, Isabel; Universidade de Aveiro; Anjo, António Batel; Universidade de Aveiro

A era da informação e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação vêm colocar novos desafios e oportunidades às instituições de Ensino Superior, nomeadamente, ao nível do processo educativo, que deve ser mais centrado no aluno e nas suas aprendizagens. Assim, desenvolveu-se um estudo de caso, envolvendo alunos do curso...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Cross-curricular mathematics: a case study

Naia, Maria João; Cabrita, Isabel

Educational and academic success of the various subjects is not yet a won battle. For that reason, organizations continue to (re)invent methods which may contribute to that success. More recently, it is strongly supported that the Curricula should be articulated: i) vertically, throughout all the school years, and ii) horizontally, among themselves in each different year. Research studies show, however, this me...


O GeoGebra como ferramenta de apoio à aprendizagem significativa das Transforma...

Silveira, Astrigilda; Cabrita, Isabel

A problemática do insucesso escolar a matemática e as mais-valias que se tem vindo a reconhecer às tecnologias informáticas no contexto educativo levaram a que o Governo de Cabo Verde implementasse o Programa “Mundu Novu”. Procurando tirar partido de tal programa e, ao mesmo tempo, avançar com uma nova abordagem às transformações geométricas isométricas, desenvolveu-se uma investigação essencialmente qualitativ...


A construção do e-portfolio reflexivo na formação inicial de professores

Schenkel, Maria Hermínia; Cabrita, Isabel

O e-portfólio (portfólio digital) é um dos recursos que vem sendo integrado ao processo educativo em espaços online. Inicialmente entendido como instrumento de avaliação das aprendizagens tem, mais recentemente, sido encarado como um precioso instrumento ao serviço da própria aprendizagem. De fato, defendese que o aluno, ao recolher, selecionar, organizar e refletir sobre os materiais que o integrarão, constrói...


126 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso








Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia