Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Educação para o desenvolvimento sustentável no ensino básico : contributos da i...

Tréz, Ticiana de Astrogildo e

A necessidade de se educar para o desenvolvimento sustentável é um ponto assente nas atuais políticas educativas internacionais. Considera-se fulcral desenvolver nos alunos as competências necessárias para analisar criticamente e tomar de decisão frente às atuais problemáticas relacionadas com as dimensões ambiental, social e económica, sob uma perspetiva sistémica. No entanto, a literatura de referência aponta...


Comunidades de prática em ambientes virtuais: da teoria à experiência colaborativa

Macário, Maria João; Tréz, Ticiana; Ferrão-Lopes, Sandra; Gonçalves, Jorge; Cabrita, Isabel; Pombo, Lúcia

Com este artigo pretende-se apresentar uma revisão de literatura sobre o processo de construção de conhecimento em comunidades virtuais, tendo por base a teoria do construtivismo comunal. De acordo com o modelo de Gunawardena’s et al. [1], pretende-se analisar a experiência dos autores deste artigo, num Programa Doutoral, em que as ferramentas da Web 2.0 foram utilizadas para o desenvolvimento do trabalho de di...


Comunidades de prática em ambientes virtuais: da teoria à experiência colaborativa

Macário, Maria João; Tréz, Ticiana; Lopes, Sandra Ferrão; Gonçalves, Jorge; Cabrita, Isabel; Pombo, Lúcia

A evolução e a expansão das redes de comunicação fomentaram novas formas de aprender e de construir conhecimento, colaborativamente e a distância, fazendo emergir, também, novos cenários de aprendizagem e formação, nomeadamente com o aparecimento de comunidades virtuais, cujos membros se organizam em torno de um lema, interesse ou objetivos comuns. Neste contexto, um grupo de alunos do Programa Doutoral em Mult...


Concepções e práticas CTS dos professores de uma escola inovadora

Tréz, Ticiana Astrogildo

Numa sociedade cada vez mais permeada pelo desenvolvimento científicotecnológico emerge o reconhecimento da importância da Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Neste sentido, investigações estão a ser produzidas sobre a relação existente entre as concepções dos professores sobre CTS e suas práticas de ensino, mas os resultados são controversos. Assim, o presente estudo procurou contribuir para com...


4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor










Data





Tipo de Documento





Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia